TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminismo

Artigo: Iluminismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Iluminismo:

Se fosse para associar um movimento literário à doutrina maçônica, certamente esse movimento seria o Iluminismo. É bem verdade que a história do inicio da Maçonaria se confunde com a construção do Templo do Rei Salomão, entretanto, após algum tempo adormecida, a Maçonaria ressurge no sec. XVIII, no período da história conhecido como “Iluminismo” . Mas afinal o que e o Iluminismo? Uma doutrina, uma crença, uma filosofia, apenas um movimento literário... Gostaria de pensar no Iluminismo como uma postura. Fugindo da “Noite dos dez séculos”, período compreendido entre 476 -1476 Idade Média viria o “Século das Luzes”, onde fugindo das limitações impostas por verdades mesquinhas, o homem teria a Razão e a intelectualidade como responsabilidade para o bem comum. Foi no iluminismo que o homem despertou para a racionalidade.

Tudo começa com alguns acontecimentos que despertam no sec. XVI o homem para a razão; começamos com os descobrimentos marítimos, tornando a Terra bem complexa que até então defendida pela Bíblia; continuamos com a insubordinação de Henrique VIII, da Inglaterra, que mostrou que cada País pode ter sua própria religião, independente de Roma ; a Reforma de Lutero, que trouxe a publico a fraqueza da Igreja Romana; o Edito de Nantes (1956) que mostrou ser possível a liberdade religiosa na França; as viagens de Giordano Bruno pela Europa , mostrando novos conceitos de liberdade de pensamentos e mostrando pela primeira vez, que existe um publico ávido por ideias novas. Essa somatória de eventos norteia humanidade para uma nova postura de intelectuais, filósofos e pensadores da época, tais como Descartes, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Jonh Lock, Adam Smith, Newton, Hoobes, Kant, fizeram parte de um movimento que culminou na Revolução Francesa e só iria perder suas forças nas guerras Napoleônicas (1806. No Brasil, a Inconfidência Mineira.

Esses homens influenciaram toda postura tomada desde então para tirar a humanidade da escuridão dos pensamentos, da tristeza cultural da Idade Media agora seria “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, e pensamentos racionais do tipo “Pense logo existo”, em contradição aos benefícios outorgados ao clero e a nobreza. “Savere aude!” – “Ouse saber! – Kant quem melhor traduziu a morte do Iluminismo quando pronunciou “Tenha a coragem de servi-se de seu próprio intelecto”! Isso é a postura do Iluminismo.

Especificamente na Maçonaria, temos como principais legados, na administração, as prerrogativas do Grão Mestrado, a faculdade de representação dos obreiros, o direito recursal, entre outros, induzindo a postura democráticas contra o despotismo e combatendo a discriminação, onde todos os maçons são iguais.

Em termos filosóficos não caberia aqui todo o legado, mas a titulo de exercício intelectual, caberá a cada um de nós esse momento. Talvez aqui esteja o maior imbróglio da Maçonaria com a Igreja Católica, num combate incessante entre o pensamento iluminista contrário as certezas colocadas pela Igreja Católica de então, mas tenho certeza que os homens pensantes jamais destruirão qualquer religião.

Afinal, foi o iluminismo que despertou a humanidade para uso da Razão, em todas as facetas. Isso, contudo não o torna um inimigo das religiões, apenas um movimento intelectual que todos nós,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com