TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importados Da Kia

Dissertações: Importados Da Kia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho sobre Embasa

1. A partir de quando existe fornecimento de água na microrregião de Irecê de forma regular?

Em 1994, devido à crise da falta de água na região de Irecê, o Governo da Bahia resolveu construir o Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região de Irecê (Adutora do Feijão) inaugurado em 1994.

Este Projeto foi concebido em quatro etapas, atende atualmente 14 municípios da Microrregião de Irecê, a saber: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Ibititá, Ibipeba, Irecê, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Um total de 210 localidades com mais de 300 mil pessoas são atendidas com a água captada na Barragem Manoel Novaes.

2. Localização da Barragem Manoel Novais (Mirorós)

A Barragem Manoel Novaes Mirorós, localizada no Rio Verde, próximo ao Povoado de Mirorós, município de Ibipeba – BA, construída no período de 1980 a 1983, sendo um projeto idealizado, no inicio da década de 60. Dista aproximadamente 90 Km de Irecê e 560 Km de Salvador.

3. Política de Recursos Humanos

Apenas através de concurso público a Embasa pode admitir funcionário para o seu quadro efetivo funcional. No entanto, existem empresas de prestação de serviço para áreas específicas como limpeza, vigilância, leitura e entrega de contas, manutenção de redes e ramais de distribuição.

Hoje a Unidade Regional de Irecê possui aproximadamente 100 funcionários do quadro e 180 colaboradores terceirizados. A substituição tem ocorrido de forma gradual através de concursos públicos onde a tendência é o aumento dos funcionários efetivos e redução de colaboradores terceirizados.

Os procedimentos são padronizados através de normas internas independente de ser prestado por funcionários do quadro ou por empresas prestadoras de serviços que são fiscalizadas pela Embasa.

4. Plano de Cargos e Salários

Os funcionários efetivos da Embasa são enquadrados no Plano de Cargos e Salários da empresa em dois cargos: Assistente de Saneamentos para os profissionais de nível médio e Analista de Saneamento que engloba todos os profissionais de nível superior. A cada quatro anos ocorrem avaliação do corpo funcional e, assim realizar as devidas progressões de carreira.

5. Quais as ações para eliminar as causas de doenças profissionais

A Embasa adotou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) e assim reduzir doenças ocupacionais e os riscos de acidentes. A Unidade Regional atua junto a este programa através de palestras educativas, diário semanal de segurança, atividades integradoras etc.

6. Existe um setor específico para prevenção de acidentes?

A Unidade Regional de Irecê possui uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e desde de 2010 possui um técnico de segurança do trabalho exclusivo e busca implementar juntamente com a gerência da unidade as melhorias para redução de riscos de acidentes.

7. Quais os tipos de treinamento realizados pela Embasa? Como são mensurados os resultados?

A Unidade Regional de Irecê possui um campus da Universidade Corporativa Embasa (UCE) que realiza treinamentos que são previamente solicitados e autorizados através do Programa de Capacitação Técnica. A escolha dos cursos é feita uma vez por ano e o desenvolvimento pode ser feito em modalidade presencial ou a distância. Os resultados são medidos através de avaliações após o curso, como também através de sua aplicação na rotina de trabalho.

Existe um indicador estratégico da empresa que mede o número de horas de treinamento recebido anualmente por cada colaborador.

Além destes cursos de menor duração, a Embasa disponibiliza aos seus colaboradores bolsas de estudo para cursos de pós-graduação custeados pela empresa com a participação do colaborador.

Os treinamentos podem ser realizados pelos próprios técnicos da Embasa ou, dependendo do caso, por empresas contratadas para este fim. Em algumas situações poderão realizados convênios com instituições de ensino (exemplo: universidades) para ministração de cursos de curta ou longa duração.

8. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é feita periodicamente a fim de avaliar as competências, habilidades e atitudes dos funcionários dentro de suas atribuições. Através destas avaliações os funcionários podem ser encaminhados para treinamentos específicos, relocados para outras áreas da empresa, promovidos e, em alguns casos, desligados.

A avaliação de desempenho é realizada em duas etapas e de forma individual: uma primeira etapa com uma auto-avaliação e a segunda através da avaliação do seu superior imediato. O funcionário juntamente com o superior devem verificar os pontos conflitantes e, assim gerar, uma avaliação única que é submetida ao setor de desenvolvimento de pessoas da Embasa.

9. Estratégia de Marketing

A Embasa além de ser um empresa de saneamento básico, ela presta um serviço de saúde pública uma vez que contribui para melhoria da qualidade de vida da população do estado e contribui com a sustentabilidade ambiental.

Dentro desta linha toda a comunicação da Embasa está alinhado ao caráter essencial do seu serviço prestado à população, como também busca fazer campanhas educativas quanto à preservação ambiental, através do uso racional da água. Campanha estas que são divulgadas através de palestras ,conferencias, rádios ,televisão e a mídia escrita.

10. Administração da Produção

Após ser captada e tratada a água deve ser distribuída à população. Este é um processo bastante complexo, pois se busca ajustar a oferta de água à demanda da população. Esta demanda, todavia, depende de vários fatores como perfil socioeconômico da população, sazonalidade etc. A água deve chegar as residências em vazão e pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com