TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Estrutura Tecnologica

Artigo: Importancia Da Estrutura Tecnologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

1)- Qual é a importância da “Estrutura tecnológica das importações” para a indústria brasileira?

As importações constituem para os produtores domésticos uma fonte adicional de insumos e matérias-primas podendo estimular investimentos e a ampliação produtiva de vários setores da economia.

No início dos anos 90, foram implementadas diversas reformas econômicas liberalizantes, dentre elas a liberalização das importações. Dessa forma, houve maior penetração de bens importados. Destacou-se os setores de bens intensivos em tecnologia , refletindo a especialização produtiva e a escala de produção e da industria brasileira.

Dada a defasagem tecnológica e deficiência competitiva de muitos setores do parque industrial, o novo cenário forçou a adaptação das empresas nacionais na busca de condições de sobrevivência ao novo modelo. A solução seria um aprofundamento da especialização produtiva pela obtenção de insumos para investimento a custos mais baixos, o que significaria, buscá-los fora do país. Já que o acesso ao mercado externo aos produtores domésticos estava facilitado pelo câmbio favorável e estando viabilizado o curtíssimo prazo.

Ao mensurar a importância que as importações tiveram de 1989 à 1998 para o consumo de cada setor separado por intensidade de fatores, os maiores valores obtidos para os coeficientes de importação foram os dos setores de bens intensivos em tecnologia. Quando se faz separação dos setores por categorias de uso, constatou-se que os bens de capital foram os que apresentaram o maior grau de penetração das importações no período considerado

Dentre os efeitos da mudança para a indústria brasileira decorrente às políticas de liberalização comercial, Moreira (1999) avalia que alterou-se a estrutura produtiva brasileira com prejuízo para a industria de bens de capital, mas gerou ganhos de eficiência técnica e alocativa em geral.

Considerando as importações brasileiras no período de 1994 a 2008 Pode-se dizer que os insumos são os produtos de maior peso nas importações brasileiras. E tanto os bens com alto conteúdo tecnológico quanto os bens com pouca tecnologia agregada têm exercido pressão para frear o crescimento do país e, essa pressão ampliou-se depois de 2003 até pelo menos 2008 com o crescimento dos importados também auxiliado pela valorização cambial.

Destacam-se com maior participação relativa os combustíveis e óleos minerais, produtos químicos orgânicos, reatores nucleares – caldeiras, maquinas aparelhos e materiais elétricos e veículos automóveis/ tratores. Que somados, apresentaram no período que vai de 2003 a 2008 mais de 58% das importações.

Após analisados os indicadores elasticidade-renda e participação relativa, observa-se que os insumos para a industria dotados de tecnologia têm sido os principais importados e estão relacionados grande parte com as importações dos derivados do petróleo e bens de capital os quais pertencem a industria de baixa, media-alta e alta tecnologia. Assim, são os produtos que agregam maior tecnologia que têm causado um maior número de importações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com