TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Professor na Educação inclusiva

Por:   •  31/8/2020  •  Artigo  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do professor na educação especial

Resumo: É fato que ensinar seja um grande desafio, especialmente quando não se tem os recursos e materiais adequados para que o educador consiga cumprir o grande desafio de ensinar os alunos. Essa dificuldade fica ainda maior quando se trata de educação especial, pois, se requer a utilização de um material didático apropriado e um espaço físico adaptado. A inclusão vai muito além de inserir um aluno especial em uma sala de aula comum, é necessário que este aluno tenha acessos e direitos a uma educação de qualidade e um aprendizado igualmente com os demais estudantes sem necessidades especiais. Por isso, requer da parte do professor, um constante aprimoramento de suas técnicas de ensino, cabe ao educador, promover a igualdade de ensino em sala de aula. Além das adaptações nos materiais escolares, na didática de ensino e na atualização do conhecimento do professor. É dever de este educador garantir o respeito entre os alunos e garantir que as individualidades e as dificuldades não tornam ninguém superior ou inferior a algo ou a alguém.

INTRODUÇÃO

Como apresentado durante todo este artigo, o papel do professor na educação é de extrema importância, pois, o mesmo é o mediador entre o aluno e o aprendizado. Na educação especial, esta realidade não é diferente.

É fato que desde o início do ensino no mundo, o educador é mediador e motivador entre o aluno e o aprendizado. Na educação especial, não é diferente. É de extrema importância entender o papel do professor na educação especial para cada vez mais melhorarmos o ensino.

Em todo o mundo, o educador tem entre alguns de seus inúmeros papeis a função de potencializar o respeito mútuo, estimular a ampliação do conhecimento, desenvolver as habilidades, perceber as dificuldades, entre outras inúmeras funções. Podemos dizer que o professor é essencial para o aprendizado, e o mesmo deve passar sempre por atualizações e novos treinamentos para que esteja preparado para lidar melhor com os alunos. Estudando técnicas atualizadas, trocas de experiencias, estudando materiais novos, entre outras coisas.

Desenvolver constantes treinamentos e aperfeiçoamento de seus conhecimentos é de muita relevância, pois, o educador em constante atualização consegue com maior facilidade a inserção do estudante que precisa de atendimento especializado, auxiliando o mesmo a não se sentir excluído diante dos demais alunos. O professor que passa por esta renovação, alcança sem muitos esforços a diminuição dos preconceitos entre os próprios estudantes.

Além de todos estes aspectos já citados, o educador consegue promover a interação entre os alunos. E dos alunos com ele, e isto não só é importante dentro da sala de aula, mas também fora dela. Pois assim, os estudantes convivem melhor socialmente, respeitando as diferenças entre as pessoas, sabem conversar com pessoas que possuem pensamentos diferentes sem discutir. O papel deste profissional da educação tem um impacto não somente em sala de aula, mas em todos os aspectos da vida do aluno.

O objetivo deste artigo é mostrar a importância da capacitação profissional, a atualização dos conhecimentos e a influência que isto tem diretamente com a aprendizagem dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com