TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do líder no grupo de trabalho

Artigo: Importância do líder no grupo de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações, constantemente alvo de intensas transformações, precisam de uma reestruturação dos processos produtivos e um reexame cuidadoso dos tradicionais modelos de gestão, pois estão demandando adaptações rápidas e eficazes dos seus líderes. Pode-se dizer que os antigos modelos não mais se adequam eficientemente ao ambiente competitivo instalado nas atuais organizações; as transformações, pelas quais passam, impulsionam os seus paradigmas, provocando rupturas e mudanças de suas filosofias gerenciais; e em meio a esse ambiente, a liderança é um elemento de vital importância ao sucesso de qualquer organização. Davis e Newstrom (1992, p. 150), por exemplo, conceituam Liderança como “O processo de ajudar os outros a trabalharem entusiasticamente na direção dos objetivos”. Esses autores reforçam a importância de um líder e um grupo de trabalho quando afirmam que:

Sem liderança, uma organização seria somente uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria somente músicos e instrumentos. A orquestra e todas as outras organizações requer liderança para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos. (Davis e Newstrom 1992, p. 150),

O tema liderança é recorrente, importante e desafiador, englobando variáveis como tipos de poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício. As atitudes do líder demonstram que dá o melhor de si pela empresa e assim desperta em sua equipe o mesmo sentimento de comprometimento, para isso, deve estabelecer com seu grupo uma relação de credibilidade e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com