TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Economicos

Ensaios: Indicadores Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade de Educação a Distância - UFPB Virtual

Departamento de Economia - CCSA

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal - CEGPM

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Aluna: Patrícia de Farias Oliveira

Polo: Campina Grande

• Quais as diferenças entre Indicadores Econômicos Conjunturais e Indicadores Econômicos Estruturais? Cite exemplos desses dois tipos de indicadores.

Conjunturais – referidos a eventos cíclicos da conjuntura econômica, mas sensíveis a flutuações de curto prazo, como os índices de preços, indicadores de produção industrial ou vendas do comércio

 Pesquisa de Preços ao Produtor

 Pesquisa Mensal de Serviço

 Pesquisa Mensal de Emprego

 Pesquisa Mensal de Comercio

Estruturais – mais robustos, de mudança mais lenta, que representam características mais consolidadas da economia, como a participação de ocupados na indústria ou na agricultura em um país, nível de distribuição de renda, patamar de gastos familiares com bens não duráveis, nível de gastos em Ciência, Tecnologia e Inovação.

 Emprego

 Inovação e Investigação

 Reforma Economica

 Coesão social

 Ambiente

• O que é um boletim de conjuntura?

O Boletim de Conjuntura é uma síntese mensal dos principais assuntos ligados à economia nacional. A publicação, que trata os principais aspectos da conjuntura econômica nacional, aborda temas como a situação do crédito, inflação, vendas do varejo, finanças públicas e outros.

• De que forma um boletim de conjuntura pode ajudar na gestão municipal?

Por se tratar de publicações ligadas a economia nacional não é de grande serventia para o gestor municipal pois não indicam, aproximam ou traduzem a realidade ou necessidades municipais, seria apenas para um trabalho comparativo.

• Qual é o sistema de classificação de atividades econômicas vigente no Brasil? Onde podemos encontrar essas classificações de atividades econômicas?

O Sistema de Contas Nacionais é o Sistema Síntese das Estatísticas Econômicas de um país, e tem como função básica a mensuração da produção econômica nacional ao longo do ano, desagregada por atividade econômica e setor institucional e sua contrapartida em termos de fatores de produção utilizados como capital, mão de obra etc.

Onde encontrar: http://www.cnae.ibge.gov.br/

2 - Pesquise as definições dos seguintes indicadores econômicos:

• PIB

O PIB corresponde ao valor de mercado do fluxo de bens e serviçosfinais disponibilizados por uma economia em um determinado período de tempo (normalmente um ano), propiciando o acompanhamento de suas modificações estruturais e de seu curso conjuntural.

O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), com base em metodologia recomendada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), a partir de minucioso levantamento e sistematização de informações primarias e secundarias apuradas ou apropriadas por aquela instituição.

O PIB pode ser aferido a preços correntes (nominais ou monetários) e constantes (reais). Ambos representam importantes medidas de desempenho.

Os valores monetários servem para dar uma idéia da dimensão do sistema, pois resultam da agregação da produção física de todos os bens e serviços pelos respectivos preços, descontadas as transações intermediárias. A estimativa do PIB em dólares é feita pelo Banco Central, por meio da conversões dos valores em reais pela paridade do poder de compra da moeda nacional frente a uma cesta de moedas dos países que mantêm maior intercâmbio comercial com o Brasil.

• PIB per capita

PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quando esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.

O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.

O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.

• Valor Adicionado de uma atividade econômica

Valor adicionado: Valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.

• Taxa de Inflação

Em economia, a taxa de inflação é uma medida da inflação. É a taxa de variação de um índice de preços (por exemplo, um índice de preços no consumidor). A taxa de decréscimo do poder de compra da moeda é aproximadamente igual à taxa de inflação. É usada para calcular a taxa de juro real e também o aumento real dos salários. Medidas oficiais desta taxa servem como variáveis de entrada no cálculo de ajustamentos relacionados com o custo de vida e no cálculo de preços dos derivados sobre a inflação.

3 - Pesquise sobre é a importância de se conhecer o PIB e o PIB per capita de uma economia?

A importância do PIB consiste no fato de que existem padrões internacionais sobre a forma pela qual ele deve ser computado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com