TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Economicos

Casos: Indicadores Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo procura definir e quantificar os principais indicadores econômicos das regiões brasileiras. Tais indicadores são fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreensão da atual situação que o país presente e o delineamento das tendências de curto prazo da economia, quanto para auxiliar o processo decisório. O texto trabalhou com os índices de expectativa de vida das regiões brasileiras, apontando para a região do Nordeste. Este artigo aborda também aspectos como conceito, finalidade, metodologia e os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

1.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para cumprir os objetivos desta pesquisa, faz-se necessário apresentar os procedimentos metodológicos que foram fundamentais para a realização da mesma, pois auxiliarão no desenvolvimento do estudo na empresa analisada. Para Gil (1996, p. 19), a pesquisa é definida como “o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos...”.

1.4.1 TIPOS DE METODOLOGIA

Goldenberg (2002, p. 5) define que “pesquisa é a construção de conhecimento original, de acordo com certas exigências científicas.”

Segundo Gil (1996, p.19), “a pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos”.

Em relação aos objetivos, a pesquisa foi classificada como descritiva. A pesquisa descritiva, segundo Andrade (2005, p. 124) apresenta técnica padronizada na coleta de dados, podendo ser realizada através de observação sistemática ou questionário. Ainda segundo Andrade (2005, p. 124) afirma que “os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles.”

No entendimento de Gil (2002, p. 42), o mesmo define que “as pesquisas descritivas tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

1.4.2 JUSTIFICATIVA

Para descrever as diferenças regionais, todos os dados quantitativos foram desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE). Uma série de dados históricos e atuais é usada para mostrar a evolução econômica das cinco regiões brasileiras. Para compreender a qualidade do crescimento do IDH das regiões, os dados utilizados são referentes aos últimos 10 anos de Pesquisa.

A pesquisa visa analisar a importância do Índice de desenvolvimento Humano nas regiões brasileiras. Realizando uma correlação dos Estados com os dados coletados em sites de índices econômicos, bem como pesquisas bibliográficas.

1.5 ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA

Este trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta a introdução, o tema e o problema abordado, os objetivos gerais e específicos, a justificativa, a metodologia da pesquisa e a organização da pesquisa.

No segundo capítulo apresenta-se a fundamentação teórica, neste capítulo são abordados conteúdos referente a Expectativa de Vida nas Regiões Brasileiras com enfoque na Região Norte do país.

. Os conteúdos apresentam a ...............................................

O terceiro capítulo apresenta a coleta de dados que foi realizado, sendo de suma importância, já que apresenta os dados e as informações da .........................

E para finalizar, o quarto capítulo apresentará a conclusão e as sugestões para ...............

1.6 PROBLEMA

Que fatores contribuem e determinam a expectativa de vida dos brasileiros neste período?

1.7 JUSTIFICATIVA

O País tem vivido nos últimos anos momentos determinantes para sua economia, solidificando seu crescimento. No período de 2000 a 2010 novos programas começam a surgir, segundo Almeida (2005) ........................

1.8 OBJETIVO GERAL

Com a finalidade de contribuir para um entendimento mais conciso sobre o assunto, o presente artigo busca de forma objetiva demonstrar a expectativa que os brasileiros tem em cada região do país, com enfoque para o Nordeste. Que recursos cada um disponibiliza para que se tenha qualidade de vida, bem como o reflexo da população sobre o assunto.

1.8.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

- Descrever a expectativa de vidas dos brasileiros dentre o período de 2000 a 2010.

- Identificar as regiões com maior e menor expectativa.

- Demonstrar os fatores que proporcionam e contribuem para tal.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O IDH surgiu com a finalidade de mensurar fatores importantes para o desenvolvimento humano. Para tanto deve-se levar em conta três componentes de suma importância para sua criação. Renda, longevidade e educação.

A componente renda mensura a dimensão econômica do desenvolvimento humano, sendo aferida pelo PIB per capita corrigido pelo poder de compra da moeda de cada região. Para a componente longevidade, utiliza-se como parâmetro a expectativa de vida dos indivíduos ao nascer, enquanto, para o componente educação, são utilizados os índices de analfabetismo e da taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com