TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informar a comunidade científica específica

Projeto de pesquisa: Informar a comunidade científica específica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo

É a apresentação escrita de uma pesquisa científica, com objetivo de informar uma comunidade científica específica . Importante em avaliação de programas de iniciação cientifica, TCC, congressos e periódicos.

A formatação de artigo segue as normas da ABNT e orientações descritas pela instituição, departamento ou mesmo dos periódicos a que se destinam. Observamos regras semelhantes, todas baseadas na ABNT, que diferem em alguns detalhes que o estudante observará ao longo de várias leituras, é importante ler exaustivamente artigos da sua área de estudo de diversas instituições e periódicos. E quando tiver que submeter um artigo próprio à banca, congresso ou periódico consultar as especificações próprias.

Um artigo completo deve ter no mínimo dez páginas e no mínimo 20 páginas. O tamanho de página deve ser A4, margem lateral esquerda e margem superior dever ter 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm. Fonte em Times new Roman 12 ( aceita-se Arial ) . É importante manter a mesma fonte no trabalho todo. Palavras estrangeiras em itálico.

Um exemplo:

Título do artigo ( centralizado, tamanho 15)

Nome do autor

Nome do professor orientador

( em alguns casos pede-se email)

Resumo

O resumo deve iniciar-se com a descrição sucinta do objetivo, do objeto e metodologia da pesquisa, enfatizando a relevância da pesquisa para a comunidade a que se destina. E ao final sintetizar os principais resultados obtidos. O resumo deve ter apenas um parágrafo. No máximo 20 palavras. Espaçamento simples entre linhas.

Palavras chave: ( palavras que aparecem no sentido do artigo todo, 3 palavras, separadas por pontos, com iniciais maiúsculas ).

Abstract

É o resumo em inglês, não é tradução “ ao pé da letra”. Escreve-se um resumo em inglês.

Keywords: (palavras em inglês que aparecem no sentido do artigo todo, + ou – 4 palavras).

1 Introdução

A introdução descreve sucintamente aspectos que demonstram a relevância do tema, sua atualidade e pertinência à área de estudo. Apresenta e discuti-se o problema de pesquisa. Inicia-se a introdução descrevendo fatos e dados extraídos da revisão bibliográfica feita antes e durante a pesquisa. Devem ser descritos aspectos básicos da metodologia. A introdução finaliza com uma descrição sucinta das seções do artigo que compõem a etapa de desenvolvimento e apresenta suas principais conclusões. Exemplo:

A organização deste artigo apresenta-se de seguinte forma: a seção dois ( primeira após a introdução ) oferece uma breve revisão de conceitos.....ou histórico....a seção três discute...na seção quatro apresenta-se os resultados dos dados coletados.....e a seção cinco apresenta as considerações finais, resumindo os principais resultados e apresentando sugestões possíveis e desdobramentos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com