TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Em Uma Imobiliaria

Trabalho Universitário: Informatica Em Uma Imobiliaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo atender a necessidade de pequenas e médias empresas desenvolvedoras de softwares que pela falta de profissionais específicos para a área de gerência de projetos acaba optando em deixar esta responsabilidade sob o consultor do sistema. Visando um sucesso na implantação, no decorrer deste trabalho será tratada a questão de gerência de riscos em implantação de sistemas ERP na gestão imobiliária, para que se possa antecipar soluções e evitar problemas ao longo do tempo, problemas estes identificados pela própria equipe de consultores. Conceitos de sistemas ERP, gerência de projetos, melhores práticas de implantação de sistemas, ferramentas de auxilio e a gestão imobiliária serão abordados mais detalhadamente.

Palavras-chave: Implantação de Sistemas, Sistemas ERP, Gerenciamento de Riscos.

SUMÁRIO

MOTIVAÇÃO ...........................................................................................................................5

OBJETIVOS ..............................................................................................................................7

METODOLOGIA ......................................................................................................................8

CRONOGRAMA ....................................................................................................................9

BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................................11

MOTIVAÇÃO

Atualmente os sistemas estão sendo cada vez mais integrados, e o ERP esta presente para termos este controle e gerência de vários setores totalmente integrados. Na gestão imobiliária não é diferente, tendo em vista que muitas administradoras de imóveis trabalham com segmentos um tanto diferenciados. Podemos citar alguns exemplos como: locação de imóveis, administração de condomínios e vendas.

Ao mesmo tempo tem que gerenciar a própria empresa, para isto, necessitam de um sistema gerencial que controle alem de seus segmentos a administração interna, cuidando de setores como: recursos humanos, financeiro e contábil.

As empresas prestadoras de serviço que fornecem o sistema que as administradoras de imóveis necessitam, tendem a entrar no conceito de sistema ERP, integrando seus segmentos e setores, possibilitando uma gerência por partes dos seus gestores a fim de buscar o crescimento da empresa, reduzir custos e rever seus processos adequando-se as melhores práticas de mercado.

“E preciso entender que, assim como os demais pacotes comercias, os sistemas ERP não são desenvolvidos para um cliente específico. Eles procuram atender a requisitos genéricos do maior numero possível de empresas juntamente para explorar o ganho de escala em seu desenvolvimento. Portanto, para que possam ser construídos é necessários que incorporem modelos de processos de negocio. Esses modelos são obtidos por meio da experiência acumulada pelas empresas fornecedoras em repetidos processos de implementação ou são elaborados por empresas de consultora e pesquisa em processos de benchmarking”. (SOUZA, A. C., SACCOL, Z. A., Sistemas ERP no Brasil, 2006, P. 64-65)

O gerenciamento de riscos em um projeto entra neste trabalho como foco principal, e busca identificar os riscos que podem causar impactos no projeto de uma implantação de sistemas ERP em imobiliárias, medindo e criando uma tabela de probabilidades destes riscos ocorrerem.

Será abordado os seguintes processos de gerenciamento de riscos: Planejamento, identificação dos riscos, análise qualitativa, análise quantitativa, planejamento de respostas aos riscos, monitoramento, controle e probabilidades.

O gerenciamento dos riscos será voltado para a implantação de sistemas ERP na gestão imobiliária, visando auxiliar equipes de consultores de sistemas imobiliários. Hoje, devido ao baixo poder de investimento destas pequenas software house onde nem sempre é possível ter pessoas responsáveis por cada área dentro de um projeto, acaba uma única tendo que assumir várias responsabilidades impossibilitando que seja trabalhado a gerência de projeto como um todo.

A implantação de um sistema integrado de gestão empresarial pode ser um processo bastante crítico para as empresas envolvidas se não houver o levantamento de aderências no cliente.

Uma equipe de consultores capacitada e que gerencia os riscos pode ser um diferencial para que a implantação seja eficiente e eficaz, possibilitando que a empresa tenha algum retorno com este investimento. O auxilio de consultorias e a dedicação das pessoas envolvidas é fundamental para este sucesso.

Em uma implantação pode haver customizações no sistema para atender necessidades do cliente, caso contrário os processos internos da empresa poderão sofrer mudanças. Mesmo havendo customizações estas podem não atender por completo alguns requisitos específicos da empresa, neste caso a empresa poderá utilizar outros sistemas complementares ou abandonar seus requisitos específicos e adotar processos genéricos.

Sendo assim, este estudo pretende auxiliar equipes de consultores de sistema imobiliários a gerenciar os riscos que acontecem nas implantações de sistemas ERP, havendo este gerenciamento há possibilidades de se minimizar falhas, cumprir com o cronograma estipulado e deixar o cliente satisfeito com o serviço prestado.

OBJETIVOS

Objetivo geral

- Auxiliar equipes de consultores de sistemas de gestão imobiliária a gerenciar riscos em implantação do ERP.

Objetivos específicos

- Identificar os riscos.

- Gerenciar os riscos em implantação de sistema ERP em empresas do ramo imobiliário;

- Criar matrizes de probabilidades de ocorrerem estes riscos pela visão e experiência da equipe de consultoria;

- Atender a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com