TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação E Documentação

Dissertações: Informação E Documentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Informação e documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento

A norma tem por finalidade especificar os princípios gerais de um dado sistema de numeração progressivo de um documento, de maneira que se tenha uma lógica da matéria e permitindo a sua localização.

Esta norma se aplica a todos os tipos de redações, a não ser aos documentos que contenham uma sistematização própria (dicionários, vocabulários, etc.), ou que não necessitam de normatização (obras literárias).

Termos e Definições

Alínea: É denotado pelas subdivisões de uma seção de documento;

Indicativo de seção: Número ou grupo numérico precedido de uma seção;

Seção: Parte em que consiste a divisão do texto de um documento que contêm as matérias consideradas na exposição ordenada do assunto;

Seção Primária: Principal divisão do texto do documento;

Seção Secundária: Subdivisão do texto de um documento à partir da seção primária e assim consequentemente com as subdivisões subsequentes;

Subalínea: Subdivisão de uma alínea;

Regras Gerais

Seções: Devem-se utilizar algarismos árabes, tendo em vista a limitação a numeração progressiva até a quinta seção.

O titulo da seção deverá estar após o indicativo da seção, alinhado a margem esquerda, separado por um espaço, iniciando o texto na linha subsequente. Não deve ser utilizado qualquer tipo de símbolos (?,-,@,#,…) em seus títulos e nas seções.

Todas as seções devem conter um texto relacionado a mesma. O indicativo das seções primarias devem vir acompanhados de algarismos inteiros à partir do 1 e suas subsequências devem vir acompanhadas do número da seção e de seu respectivo algarismo.

Erratas, agradecimentos, lista de ilustrações, etc., devem ser centralizadas e não numeradas com o mesmo destaque tipográfico da seção primárias.

Os títulos devem ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primeira as demais seções, de maneira que se possa usar dos artifícios de letra maiúscula, negrito, itálico ou sublinhado e outros e títulos que vierem acompanhados por números, que ocupem mais de uma linha, à partir da segunda linha, devem ser alinhados abaixo da primeira letra do título.

Alínea: Assuntos que não contenham títulos próprios, dentro de uma mesma seção, devem ser subdivididos em alíneas. O texto que antecede as alíneas termina em dois pontos.

As alíneas devem iniciar com letras minúsculas e terminar em ponto e virgula, exceto a ultima alínea que termina em ponto final, com recuo em relação a margem esquerda, e as mesmas devem ser indicadas por letras do alfabeto, caso acabe as letras, dobram-se as letras. Caso a alínea tenha subalínea, devem terminar com dois pontos.

Subalínea: Devem iniciar com travessão seguido de espaço, com recuo em relação a alínea, deve começar com letra minúscula e finalizar com ponto e virgula, a não ser a ultima subalínea que termina com ponto final e tendo seu inicio abaixo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com