TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação e comunicação

Ensaio: Informação e comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Ensaio  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade II

1) Avaliando as decisões que você normalmente deve fazer no seu dia-a-dia na empresa. Responda:

a) De que tipo de informação você normalmente necessita?

b) Com quem você precisa se comunicar para obtê-la?

c)Esta comunicação é feita de forma formal ou informal?

d) Qual modelo de processo decisório mais se assemelha ao comportamento seguido por você na tomada de decisão (estruturado ou não estruturado – veja slides para relembrar modelos estruturados de decisão)?

R- A informação e a comunicação é o carro chefe da rotina Policial, toda e qualquer informação é recebida com seriedade, ela pode vir a ser feita formalmente ou totalmente informal, o mais importante, é como trabalharemos esse informe que seria o nome usado até que fosse comprovada a sua plena veracidade, no caso, a informações informais. Com a informação em mãos, a comunicação terá que ser feita de forma clara, concisa e mais rápida possível para que as minhas decisões sejam tomadas.

2) Considerando a reflexão feita na questão anterior, você considera que a sua organização pode ser considerada como tendo uma administração participativa? Justifique sua resposta.

R- Sim, cada novo problema, surgem necessidades de novos planos operacionais,e tanto internamente, ou em audiências públicas com a presença de autoridades e representantes comunitários de segurança publica, são debatidas maneiras mais eficientes e eficazes da resolução do problema, todos participam das tomadas de decisão, que nem sempre significa que esta seja resolvido.

3)Identifique na sua organização as pessoas que tomam os seguintes tipos de decisão:

a) Estratégicas:

b) Táticas:

c) Operacionais;

d) Em qual dos três níveis você se encontra? Que tipo de decisão você toma normalmente que justifica sua resposta.

R-

a. Estratégicas:Oficiais Superiores (Coronel, Tenente Coronel e Major)

b. Táticas: Oficiais Subalternos (Capitão e tenente)

c. Operacionais: Praças (Sub Tenente, Sargento, Cabo e Soldado)

A função que almejo encontra-se no nível operacional; as decisões tomadas nesse nível mais baixo da estrutura organizacional, no campo da supervisão ou operação de uma organização, se refere ao curso de operações diárias.

4) Sobre os modelos do processo decisório, responda:

a) No modelo clássico, como são os procedimentos?

R- Enfatiza-se o procedimento lógico-formais

b) O que os decisores do modelo comportamental procuram prever?

R- O comportamento dos individuas diante das decisões

c) Qual a idéia central dos modelos normativos?

R- Maneira de como de ser feito o processo decisório é a preocupação central.

d) Quais os objetivos principais do modelo racional?

R- Busca a maximização dos objetos da alta administração e acionistas.

e) Quais as especificidades identificadas nas decisões tomadas nas universidades?

R- Sugere que essas organizações têm um sistema de decisões em que os elementos participam optando e decidindo sobre alternativas mais ou menos racionais, uma vez que a administração básica e sua missão. Nessas instituições o processo decisório deve ser analisado sob a ótica dos modelos burocráticos, comportamentalistas, ou colegiado, e normativo de tomada de decisão.

f) Qual o modelo adotado na sua organização?

R- Modelo Administrativo, Comportamentalista e Normativo.

5) Identifique as limitações e críticas ao modelo de racionalidade do processo decisório.

R - As Incertezas, a ambiguidade, os conflitos, os jogos de poder.

6) identifique, no seu trabalho, duas decisões programadas e duas decisões não programadas. Deixe claro na sua resposta qual a sua função.

R- Na função como Policial Militar Ostensivo Geral, as decisões por mais programadas que sejam elas sempre podem nos surpreender, então vou tentar uma aproximação da resposta.

a- Decisão programada – saturação com abordagens, cumprimento de mandado.

b- Decisão não Programada - uma catástrofe natural e realizar um parto dentro de uma viatura policial, foge de tudo que se ver em cursos de formação.

7) Diferencie as decisões tomadas sob diferentes conhecimentos do risco.

R- Em condição de certeza, probabilidade 100%; Em condição de risco, aqui essa certeza varia entre 50% 100%; Em condição de incerteza, as informações são parciais, a probabilidade incerta e desconhecida e em condição de competição, as decisões são determinadas pela ação do competidor.

8) Motta (1999) em seu livro “Gestão Contemporânea: A Ciência e a Arte de ser Dirigente” enumera uma série de propostas que deveriam ser seguidas por decisores que desejam tornar eficiente o processo decisório. Estas propostas estão listadas na primeira coluna do Quadro 1, a seguir. Após a leitura do Estudo de Caso, exposto ao final da Unidade 3, explique como o processo decisório poderia ter sido mais eficiente se o dirigente da Burroughts tivesse considerado as recomendações de Motta.

RECOMENDAÇÕES DE MOTTA (1999) O QUE PODERIA TER SIDO MODIFICADO

1. Conhecer a maneira de captar, processar e analisar informações externas para melhor agir na formulação de políticas, de estratégias e na solução de problemas Logo, que iniciou as pesquisas com o remédio em humanos, a empresa tinha que obter todas as informações a cerca da demanda, como produzir AZT em grandes quantidades, o custo de fabricação e um possível concorrente para o seu medicamento.

2. Conhecer as formas comportamentais humanas – individuais e grupais – que se estabelecem em uma organização de trabalho, para saber que ações produzem respostas mais adequadas Ter mais sensibilidade com o caso já que envolvia uma grande comoção mundial, na procura dessa cura, ou com um possível controle com a doença.

3. Conhecer os limites humanos e organizacionais da racionalidade administrativa para saber como considerá-los na tomada de decisão Elaborar de regras e regulamentos destinados a orientar o comportamento das pessoas.

4. Aprender a avaliar e agir com base em informações ainda ambíguas, imprecisas e pouco analisadas, para melhor enfrentar os riscos e incertezas inerentes ao planejamento organizacional Uma empresa que sabe lidar com ameaças ambíguas não improvisa durante uma crise; o que faz é aplicar, com todo rigor, uma série de medidas de detecção e resposta projetadas e praticadas de antemão

5. Adquirir capacidade de adaptação e de antecipação ao não-rotineiro, para manter a coerência da ação organizacional na ocorrência de emergência e imprevistos Bom senso, humildade, segurança na tomada de decisão.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »