TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorganica Exercicio

Casos: Inorganica Exercicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  2.813 Visualizações

Página 1 de 3

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – PE)

Disciplina: Química Inorgânica

Exercício  

1 Um laxante vendido nas farmácias tem uma substancia denominada

fenolftaleína que em contato com hidróxido de amônio, faz com que a solução tome uma coloração róseo-a-vermelhado chamada “Sangue mágico”, porque, quando molhado em um tecido, inicialmente tinge-o, mas pouco tempo depois a cor desaparece...

Perguntas:

a) Que reação ocorre quando a cor desaparece?

NH4OH NH3 + H2O

(Hidróxido de Amônio ) (Amônia) (Água)

b) Por quê?

Sangue Mágico é uma solução de hidróxido de amônio na qual foi colocada uma pequena quantidade do indicador fenolftaleína. Hidróxido de amônio é uma base que é preparada dissolvendo-se o gás amônia em água, formando o hidróxido

NH3 + H2O --> NH4OH

o hidróxido de amônio é uma base e como tal muda a cor de algum indicador colocado na solução e a fenolftaleína é um indicador que assume a cor vermelha quando em meio básico. Essa cor vermelha foi que deu a esse experimento o nome de "Sangue..."

Quando se joga o sangue mágico sobre um tecido, o tecido fica manchado de vermelho, mas por pouco tempo, pois, a solução de hidróxido de amônio acaba se desfazendo através da reação inversa à indicada acima:

NH4OH --> H2O + NH3

assim forma-se água, o que deixa o tecido molhado e o gás amônia, que tem um cheiro bastante forte, É a cor desaparece, pois deixa de existir o NH4OH e a solução deixa de ser básica, então a fenolftaleína volta à sua cor original (incolor)

o odor é devido à presença do NH3 (amônia) com um forte cheiro...

Então: A explicação está no fato de que a amônia é uma base volátil. Inicialmente o meio é básico e a fenolftaleína é rosa. Quando o líquido é jogado sobre uma roupa, a amônia evapora e o meio passa a ficar neutro, o que faz a fenolftaleína voltar a ficar incolor. Ou seja, é apenas o efeito do indicador fenolftaleína na reação, que desloca seu equilíbrio.

2 Urtiga é o nome genérico dado a diversas plantas da família das

Urticárias cujas folhas são cobertas de pelos finos, os quais liberam acido fórmico que, em contato com a pele produz irritação.

-Vinagre, Sal, óleo, coalhada ou leite de magnésio

Perguntas:

a) Qual dos produtos domésticos abaixo poderia ser ultilizados para diminuir a irritação?

Por ser o ácido fórmico, quando em solução, libera íons H+ e (CO2)-. Então, parar neutralizar essa irritação, o ideal seria neutralizar esse ácido com uma base, Leite de magnésia é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com