TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Em Sustentabilidade.

Trabalho Universitário: Inovações Em Sustentabilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2012  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 2

No atual cenário de urgência na transição da economia tradicional para a economia verde, as empresas assumem papel central no cenário econômico, para redução das desigualdades sociais e uso sustentável dos recursos naturais. Esse momento de transição requer a revisão de processos produtivos com a finalidade de reduzir os desperdícios de recursos, bem como as emissões de gases nocivos ao meio ambiente por meio de inovações tecnológicas. Nesse sentido, a ciência e a tecnologia devem acompanhar o desenvolvimento sustentável.

Em nível mundial, inovações para a sustentabilidade encontram limitações para sua difusão. Um exemplo é o hypercar, que integra tecnologias para redução de consumo de combustível e geração de energia. Nesse caso, o comportamento dos mercados consumidores, das grandes montadoras e a falta de sólidas parcerias público-privadas desestimulam a sua produção e comercialização no mercado mundial. Para os empresários, existe a percepção de que a implementação de soluções ecologicamente amigáveis aumentariam os custos e, como os resultados financeiros não são imediatos, eles temem perder vantagem competitiva para empresas de países em desenvolvimento, que enfrentam menos pressões governamentais e da sociedade em relação à sustentabilidade.

Há conflito de interesses entre a sociedade, as empresas e as políticas públicas. Uma alternativa para solução desse conflito é a implantação de leis mais rigorosas. Um exemplo no Brasil é a Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Alguns especialistas defendem a regulação para aumentar a possibilidade de transição para a economia verde; outros defendem a educação dos consumidores e da sociedade em geral rumo ao consumo consciente, para forçar governos e empresas na mudança de suas políticas e modelos de negócios, respectivamente. Acredita-se que a Geração M auxilie na mobilização e interação em favor da transformação para a sociedade sustentável.

A sustentabilidade pode ser vista como um modelo de negócios orientado para a inovação sustentável que repensa e reinventa as dimensões organizacional, humana e do conhecimento dentro e fora da organização.

Para tornar a vida humana no planeta sustentável, as empresas estão sofrendo pressões do mercado de capitais e dos consumidores para alinhar suas práticas aos padrões acordados internacionalmente para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Por isso, especialistas afirmam que não há saída para as empresas a não ser pela inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com