TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Artigo: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2012  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 8

3.2 – Saúde e Segurança do Trabalho.

Abaixo, apresentaremos uma breve introdução do quanto a saúde e segurança do trabalho é importante para as organizações:

A segurança visa evitar o acidente de trabalho, ou seja, aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Investir em segurança aumenta o grau de conscientização dos empregados. Fazer treinamento de segurança melhora o relacionamento entre eles. O fato de nunca ter acontecido acidente não significa que nunca vai acontecer.

Se o administrador de empresas e/ou dono da empresa acha que sua função é apenas contratar o serviço de segurança do trabalho e ponto final está cometendo um erro.

Em uma campanha de segurança da empresa toda a diretoria deve estar envolvida. De nada adianta treinar os funcionários, fazer campanhas, se a diretoria, a maior responsável pela empresa, não estiver envolvida e engajada com a segurança do trabalho. Se isso acontece a empresa fica sendo acéfala, isto é, sem cabeça, sem coordenação, perdendo-se tudo o que foi feito, caindo a segurança do trabalho no esquecimento em poucos meses.

A primeira coisa a se fazer é manter a mente aberta, conversar com os empregados, com o pessoal da área de segurança, participar do processo. Também é de muita valia assistir palestras e seminários, fazer cursos de atualização sobre gerenciamento, qualidade e meio ambiente.

Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com o bem estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de que as pessoas envolvidas no trabalho são o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporciona tornar uma organização competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).

Dessa maneira, com as organizações colocando a saúde e a segurança de seus empregados como fator prioritário, várias estratégias, programas e processos têm sido implementados com resultados positivos na redução dos acidentes de trabalho. Assim, os valores em segurança do trabalho estão cada vez mais alinhados à criação de um ambiente onde todos os funcionários estejam motivados para se atingir a excelência em segurança, desenvolvendo um conceito no qual prevalece a preocupação não só com as atitudes tomadas pelos colaboradores, mas também com as consequências dessas atitudes.

A conscientização e o treinamento em segurança do trabalho são fatores importantes na gestão da segurança, pois capacitam os empregados para o desempenho de suas funções no que diz respeito aos riscos inerentes a cada processo, além de ressaltar a importância de seguir os procedimentos de trabalho sem “queimar etapas” e sem se expor aos riscos. Os treinamentos são utilizados para padronizar procedimentos, corrigir desvios e, com isso, prevenir os acidentes de trabalho.

Segue abaixo, quadro da empresa.

RAZAO SOCIAL: Cargotec Brazil Serviços e Comercio de Equipamentos para Movimentação de Cargas Ltda

ENDEREÇO: Avenida Santos Dummont, 3365 – jardim Conceiçãozinha – Guaruja/SP.

RAMO DE ATIVIDADE: Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios.

C.N.A.E: 28.22-4-02

GRAU DE RISCO: 03

Nº DE EMPREGADOS: 30

CNPJ: 01.294.715/0001-67

Quadro ....... – Quadro de Riscos da Empresa.

3.2.1 – Política de Segurança do Trabalho.

Apresentaremos neste objeto de estudo, regras de segurança do trabalho e regulamentos que devem ser seguidos para garantir um ambiente de trabalho seguro.

a) Declaração da Política.

Em reconhecimento da responsabilidade da gestão de Soluções, a Cargotec estabelece procedimentos para prevenção de acidentes associados as normas de segurança de trabalho e regulamentos foram desenvolvidas.

A empresa tem como objetivo fornecer o melhor de sua capacidade:

 Proteção do publico em geral;

 Redução dos custos associados com perdas acidentais;

 Maior eficiência, através do controle de interrupções de produção não intencionais;

 Conhecimento de práticas de segurança a todos os associados.

A concretização destes objetivos é baseada em um bom planejamento e fazer com que se entenda que a segurança é uma parte integrante do dia-a-dia das operações e procedimentos de trabalho. Isso só pode ser feito se todos tiverem interesse ativo, participarem e cumprirem as regras de segurança de trabalho e regulamentos da empresa.

Os acidentes são causados pelos atos inseguros ou pelas condições inadequadas. Aqueles são as ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados, podendo gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes no ambiente de trabalho que podem vir a causar um acidente, podendo estar ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidentes do trabalho, ao meio ambiente e equipamentos durante o desenvolvimento das atividades. (DINIZ, 2005).

A eficiência de qualquer departamento pode ser medido diretamente por sua capacidade de controlar a perda desnecessária. Um acidente pessoal, resultando em danos materiais, lesão ou perda de equipamento representa desperdício desnecessário. É imperativo que todos os gerentes e supervisores reconheçam sua responsabilidade de controlar essas perdas e que tomem todas as medidas necessárias para o fazer.

b) Regras Gerais e Regulamentos de Segurança.

Para definir as práticas seguras no trabalho, o responsável pelo setor, procura primeiro lugar, identificar as situações de risco. Isso pode ser feito examinando-se os relatórios de acidentes. Contudo, estes podem ser muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com