TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligências Multiplas

Trabalho Universitário: Inteligências Multiplas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 3

Inteligências múltiplas

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui sete tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência. Na sua teoria, Gardner propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências. Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências.

Para organizá-las Gardner teorizou as sete inteligências:

1. Inteligências Linguísticas: É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias;

2. Inteligências Lógico-Matemática: É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Números e raciocínio lógico são algo que agrada particularmente a quem possui uma inteligência lógico-matemática desenvolvida. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela competência na interpretação e na categorização dos factos e da informação, no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo.

3. Inteligências Espacial: Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Está relacionada a pessoas que têm facilidade em trabalhar com coordenadas espaciais e em pensar em imagens, como o arquiteto Oscar Niemeyer ou o pintor Pablo Picasso.

4. Inteligência Musical: Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical;

5. Inteligência Corporal-Cenestésica: Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

6. Inteligência Interpessoal: Está ligada à habilidade de lidar com outras pessoas e a trabalhar em grupo. Frequentemente é vinculada a professores e políticos, como Barack Obama.

7. Inteligência Intrapessoal: É a inteligência relacionada ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, inclusive quando a pessoa se encontra em situações difíceis. O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela é um de seus melhores exemplos.

Estas são as sete inteligências "clássicas" apresentadas no livro "Estruturas da Mente" de Gardner. O autor, posteriormente passou a considerar também outras inteligências conforme podemos observar em diversos artigos na internet. Uma delas é a inteligência naturalística, que é a capacidade do ser humano relacionar-se com a natureza. Outra inteligência "recente" é a pictórica ou pictográfica. Trata-se da habilidade para desenhar. Existe ainda a "inteligência" existencial que, na verdade, é considerada como uma meia inteligência por preencher apenas quatro dos oito requisitos avaliados para assegurar a existência da inteligência. Ela é responsável pela necessidade do homem fazer perguntas sobre si mesmo, sua origem e seu fim.

Referências Bibliográficas:

Elisângela Santana de Jesus Castro, Apostila Centro de Integração Escola-Empresa, p 30.

Maíra Lie Chão, Revista Planeta, edição 458- Novembro 2010. Disponível em:

<http://zip.net/brkKNr>. Acessado em: 26 de Agosto de 2013.

Maria Clara S. Salgado Gama, Artigo teoria das inteligências múltiplas. Disponível em: <http://migre.me/fR7zM >. Acessado em: 26 de Agosto de 2013.

Armanda Zenhas, Inteligência logica matemática- Disponível em: <http://goo.gl/wKrez2 >. Acessado em: 26 de Agosto de 2013.

Leandro Kruszielski, Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Aprendizagem – 15 de Abril de 2005. Disponível em: <http://www.oestrangeiro.net/psicologia/27-teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner>. Acessado em: 26 de Agosto de 2013.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »