TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdiciplinaridade

Pesquisas Acadêmicas: Interdiciplinaridade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 7

FACCAMP

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ESINO SUPERIOR

TRABALHO FINAL

Professora Dra. Laura Calejon

PISICOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Benicio Ferreira Filho RA P 1140

Claudionor Soeiro Progene RA P 1122

Simone Morelis RA P920

O conhecimento construído não está dando a resposta necessária precisando por tanto ser repensando a função da universidade. O processo de construção do conhecimento, não é só racional, mas envolve questões de manejo de faculdade adaptativa em universidade evolução de ordem política e social e relacionamento humano mobilidade social como toda a vida.

O não saber estudar, não saber resumir – as idéias principais – interpretação e dificuldade de sentir-se autor, o aluno não é preparado para pensar, quanto maior o tempo de escolarização menor condição de pensar. A escola prepara para obedecer e não para pensar.

O especialista precisa escutar para evitar um cenário de surdos mudos.

Como a universidade pode ser repensada para dar oportunidade aos novos universitários oriundos de camadas de excluídos da sociedade, não ser idealizadora de alunos, elitista sem assumir as suas responsabilidades principais.

A partir da boa educação infantil para pensar numa boa universidade como instituição.

Organizar é preciso, ser regulamentado é preciso, ser científico e buscar a linguagem ideal e entender e gerenciar. Edgar Morin.

Com essas novas regras do ensino, onde por vezes o sujeito chega à universidade sem aos menos saber ler e escrever devemos tomar o máximo de cuidado para não julgar esse sujeito, precisamos perceber o tipo de sujeito e se o mesmo tem condições de seguir, ou se precisa de ajuda.

O professor precisa conhecer a história de vida de seus alunos, a partir de onde começar e ganhar a simpatia desses, trazendo material adequado aos interesses desses alunos.

Skinner – Quanto mais o impulso passa pelo sistema nervoso – a repetição do exercício, exercido e a atividade fortalece a atividade, mais a canseira pode fazer repetir o desastre.

Construtivismo de Piaget – valorização do aluno sobre o objeto se torna alunos criativos, diferente daquela passividade do aluno, ele tem modificação, princípios de adaptação sofrida pela corrente de um largo conhecimento e uma necessidade para se adaptar, por isso é epistemológico.

Ausubel e Coll acrescentam que a aprendizagem de conceitos não é dependente apenas das propriedades da estrutura cognitiva existente, mas tam­ bem do estado geral do desenvolvirnento e da Capacidade intelectual do aluno tanto quanto da natureza do conceito propriamente dito e da forma pela qual é apresentado ao aluno.

A teoria do condicionamento realça o ‘saber fazer’, o comportamento exterior, observável e susceptível de ser medido (Tavares & Alarcão, 1992). Com o comportamentalismo, os exercícios de repetição, o ensino programado e as demonstrações de atividades a imitar fielmente, foram técnicas de ensino bastante difundidas nas salas de aula.

A verdadeira ênfase do aluno como construtor do seu próprio conhecimento surge com as teorias cognitivas construtivista da aprendizagem, que imprimem um caráter determinante às concepções prévias dos alunos. Essa perspectiva cognitivo-construtivista da aprendizagem deve-se ao modelo piagetiano e de Ausubel, Novak e Hanesian (1981). Ao contrário dos behavioristas, esses autores preocuparam-se com o aprender a pensar e o aprender a aprender, e não com a obtenção de comportamentos observáveis. No entanto, já não se trata de falar nos estádios de desenvolvimento piagetiano com o entusiasmo dos anos 50 e 60, mas de responsabilizar o aluno pelo seu percurso pessoal de aprendizagem e ajudá-lo a ser cognitiva e afetivamente persistente (Cachapuz & cols., 2000). Comparativamente à teoria de Bruner (1961), a teoria de Ausubel e cols.

Duas dimensões do processo de aprendizagem, relativamente independentes, são importantes na teoria de assimilação de Ausubel e cols. (1981): (i) o modo como o conhecimento a ser aprendido é tornado disponível ao aluno (por recepção ou por descoberta); e o modo como os alunos incorporam essa informação nas suas estruturas cognitivas já existentes (mecânica ou significativa). Assim, segundo Ausubel e cols. (1981), há quatro tipos básicos de aprendizagem por recepção mecânica, por recepção significativa, por descoberta mecânica e por descoberta significativa. Numa primeira fase, a informação torna-se disponível ao aluno numa aprendizagem por recepção e/ou por descoberta. Numa segunda fase, se o aprendiz tenta reter a informação nova, relacionando-a ao que já sabe, ocorre aprendizagem significativa, se o aluno tenta meramente memorizar a informação nova, ocorre aprendizagem mecânica. Embora referindo estes quatro tipos de aprendizagem, na teoria de Ausubel e cols. (1981) a ênfase é colocada na aprendizagem significativa, ou seja, um processo no qual uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.

As teorias existem e funcionam, mas por vezes não se explicam como no caso de Ausubel onde se fala muito sobre aprendizagem significativa, mas não se encontra o que isso significa.

A análise por faixa etária parece indicar que em nível dos estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, os alunos poderiam ser assim distribuídos: de primeira a segunda series, encontrando-se possivelmente no período operacional concreto; de terceira e quarta series, no final do período operacional concreto; quinta a oitava series, no período de operações formais.

Segundo Skinner a instrução programada e a máquina de ensinar são conhecidas como aplicação educacional, Skinner acreditava que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens. Estudantes podem compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais, e não apenas que reconheçam que dêem respostas e que também vejam quais são as respostas corretas. Para haver sucesso neste método é necessário utilização de materiais próprios. Para Skinner era necessário apenas observar o comportamento e sua conseqüência, seus sucessores achavam que era necessário observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com