TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalização

Tese: Internacionalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Tese  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

 Há cerca de 30 anos, a Gerdau iniciou o processo de internacionalização, acentuado – como na maior parte das multinacionais brasileiras – entre os anos de 2006 e 2008, na onda do bom cenário da economia mundial. Passado o baque de 2009, o ano da maior crise das últimas oito décadas, a siderúrgica brasileira volta a olhar para o exterior, embora o foco maior ainda esteja no mercado interno.

Em entrevista por email ao iG, o diretor-presidente da companhia, André Gerdau Johannpeter, avalia o processo de internacionalização da empresa e fala dos projetos em andamento nos mercados asiático e europeu.

Divulgação

André Gerdau: internacionalização gerou sinergias à empresa

Leia também:

Multis brasileiras devem repatriar mais lucros

Amante do hipismo, assim como o pai Jorge Gerdau Johannpeter (André, por sinal, ajudou o Brasil a trazer duas medalhas de bronze no hipismo nas Olimpíadas de Atlanta e Sidnei), o diretor-presidente da Gerdau se mostra otimista com as projeções para o setor em 2010. “A tendência é de contínua recuperação dos volumes, em níveis distintos, dependendo da região geográfica.”

Confira a íntegra da entrevista de André Gerdau Johannpeter ao iG:

iG: Entre 2006 e 2008, a Gerdau acentuou o movimento de internacionalização, ampliando as operações de nove para 14 países. Como se deu esse processo?

André Gerdau Johannpeter: O plano de internacionalização da Gerdau teve início no ano de 1980 e o processo de expansão da atuação da empresa no exterior foi uma consequência natural. A expansão para 14 países seguiu um plano estratégico estruturado, buscando a participação em mercados-chave para o crescimento da empresa. Dessa forma, conseguimos consolidar nossa presença nas Américas e ampliar nossa atuação para Europa e Ásia.

Até hoje, quanto a Gerdau investiu no processo de internacionalização?

Desde 1980, a Gerdau tem investido pesadamente no processo de internacionalização. Como resultado, os ativos no exterior representaram 54% do total em 2009. No ano passado, em razão do impacto da crise mundial nos níveis de consumo de aço, o foco principal da Gerdau foi a obtenção de sinergias entre as operações já existentes. No mesmo período, foi investidos R$ 1,4 bilhão na modernização tecnológica e expansão de nossas plantas industriais, nos distintos países.

Como a internacionalização beneficiou o desempenho da Gerdau?

A internacionalização dos negócios da empresa trouxe sinergias importantes para a Gerdau, reduzindo a estrutura de custos, auxiliando na diluição de riscos associados à participação em um só mercado e permitindo a ampliação do atendimento de clientes globais, especialmente no segmento automotivo.

Além disso, também gerou oportunidades de aprendizado entre as operações, contribuindo de forma expressiva para a eficiência das nossas unidades.

Para 2010, há projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com