TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretações sobre o conteúdo simbólico da segunda instrução

Por:   •  9/4/2017  •  Abstract  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 7

Cinqüentenária, Benemérita, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela dos Magos nº 41

Interpretações sobre o conteúdo simbólico da segunda instrução

A Segunda Instrução nos mostra uma grande verdade, a existência de um Ser superior, o Grande Arquiteto do Universo (G.’.A.’.D.’.U.’.) Este o responsável e criador de tudo que existiu, existe e existirá.

Sabemos disso por sermos dotados de inteligência, e com ela nos é dada, às condições de distinguir o bem do mal, e umas das tarefas da Maçonaria é nos ajudar a fazer progressos e a aperfeiçoar a forma de distinguir o bem, que deve sempre ser feito, do mal, que sempre, deve ser evitado em nós, por nós e nos que nos cercam.

A este conjunto chamamos de Moral, e na Maçonaria encontramos os ensinamentos necessários para seguir nosso caminho para o bem. Na Maçonaria encontramos os mais puros e propícios ensinamentos para a formação de nosso caráter, tanto do ponto de vista social como individual.

Com isso, podemos fazer uma analogia deste progresso de aperfeiçoamento em nossa vida, dividida em infância, quando este discernimento é rudimentar, passando pela adolescência, onde nos deparamos com muitos questionamentos e no final, na nossa fase adulta, onde podemos aperfeiçoar e elevar, a nossa concepção de moral, ao mais alto grau.

Desde que entramos na Maçonaria, sabemos que o caminho será árduo e longo, mas jamais devemos esmorecer, com certeza, passaremos por bons e maus momentos, assim, deve ser retirado o máximo proveito e ensinamentos dos bons e maus momentos e também usar de trampolim os maus momentos.

A moral se baseia no amor ao próximo e a Deus, e esta deve ser a base de todo o ensinamento moral.

Quando de nossa iniciação, provamos que somos livres e de bons costumes, mas isso só não é suficiente, precisamos ter em nossa consciência, que isso, deve ser seguido e posto em prática, em todo o resto de nossas vidas.

Nos é explicado que todo homem é livre, e que ninguém deve viver em escravidão, esta escravidão, que nos priva de sermos livres, em nossa vida profana, está baseada a atermos a vários conceitos e preconceitos.

Não é ser escravo e privado de sua liberdade, mas ser escravo de suas paixões. Por isso que temos de vencer nossas paixões e submeter nossas vontades, fazendo progresso na Maçonaria.

Quando fomos recebidos Maçons, estávamos nem vestidos e nem nus, despojados de todos os metais e com os olhos vendados para que ficássemos privados de nossa visão. A privação dos metais, nos faz lembrar o homem em seu estado natural sem nenhuma vaidade, sem nenhum vício e sem orgulho e a cegueira momentânea nos leva ao homem primitivo, em sua ignorância sobre todas as coisas. Tudo isso, nos leva a ver, que tudo isso é imprescindível para alcançar a plenitude Moral.

Quando fizemos nossas viagens do Ocidente para o Oriente e do Oriente ao Ocidente, na primeira viagem é um caminho cheio de obstáculos, dificuldades e nebuloso, o segundo caminho é mais ameno, mas ouvindo o tilintar de armas e no final um caminho plano, rodeado de silêncio.

O primeiro caminho, representa o caos que se acredita ter sido a criação do mundo, os primeiros anos do homem, o início dos tempos, onde as paixões dominam, sobrepujando a razão e as leis. O ruído das armas na segunda viagem representa, a ambição dos homens, antes de encontrar o equilíbrio, as lutas travadas, pelos homens, para se colocarem em igualdade com seus semelhantes.

A terceira viagem, plana, sem obstáculos e rodeada de silêncio, nos mostra paz e tranqüilidade resultante da ordem e da moderação das paixões quando atinge sua maturidade moral.

Representativamente cada uma destas viagens findou em uma porta em que batemos.

A primeira ao sul, onde foi nos mandado passar, na segunda, no Ocidente, fomos purificados pela água e na terceira, no Oriente, recebemos a purificação pelo fogo. Significando que para estar em condição de receber a Luz da Verdade, o homem deve se livrar de todos os preconceitos sociais e de educação e entregar-se como um todo e com todo ardor, na procura da Sabedoria.

Estas três portas representam as três disposições para buscar a Verdade, e estas disposições são a Sinceridade, a Coragem e a Perseverança.

Logo após fui ajudado a dar três passos, para compreender que o primeiro fruto do estudo é a experiência, e esta é que torna o homem prudente.

E nos deram depois a Luz, esta Luz que nos ferio os olhos, para nos fazer perceber, que os raios da Luz da Verdade, podem ofuscar a visão intelectual, daquele que ainda, não está preparado para receber, a Luz da Verdade,

Fomos ligados a Ordem Maçônica por uma consagração e um juramento, onde prometemos, com nossas palavras, que guardaremos segredos que nos foram confiados, juramos amar, proteger e socorrer nossos irmãos, sempre que isso for necessário.

Na segunda instrução é questionado se há algum arrependimento, nesta obrigação contraída, e posso dizer, que não, fiz um juramento e, como nos ensina a segunda instrução, o faria novamente, sem pensar duas vezes, se assim se fizesse necessário. Não tenho nenhum arrependimento, e quero que assim continue até o final de meu tempo, com minha entrada na Maçonaria. Estou dando meus primeiros passos e quero fazer disso uma grande caminhada.

Muitos são os caminhos, que ainda terei de trilhar, para tornar-me um Maçom e para alcançar meus objetivos ou os objetivos de todo o bom Maçom, e quero que todos os irmãos como tal me reconheçam.

Deverei ser reconhecido como Maçom pelos atos que praticar, buscando o ensinamento da Moral em nossos Templos, ainda, saberei também me fazer reconhecer pelo Sinal, pela Palavra e pelo Toque.

A representatividade do avental, que sempre tenho de estar usando em Loja, me faz lembrar que o homem nasceu para o trabalho e devo trabalhar incessantemente para buscar a Verdade e para buscar o aperfeiçoamento da humanidade.

Trabalhamos em uma Loja, na forma de um quadrilongo, estendendo-se o mesmo do Oriente para o Ocidente, tendo sua largura de Norte a Sul e sua altura da Terra ao Céu com profundidade até o centro da Terra. Loja este coberto pela abóbada azul onde encontramos estrelas e nuvens, tendo também representado o Sol e a Lua, bem como inúmeros astros, que conservam o equilíbrio da atração de uns sobre os outros. Abóbada sustentada por doze colunas, que representam os doze signos zodiacais, onde o sol percorre em um ano solar. Nossa Loja também é sustentada por três fortes pilares, representando a Sabedoria (Venerável Mestre) a Força (Irmão Primeiro Vigilante) e a Beleza (Irmão Segundo Vigilante), também conhecidas como as Três Luzes, uma no Oriente e as outras a Sul e a Norte. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com