TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Finanças

Casos: Introdução A Finanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão das Organizações

ATIVIDADE

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo.(Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

Princípio de planejamento consiste na substituição do empirismo por procedimentos científicos, ou seja, o improviso e o julgamento individual passam a ser substituído pelo trabalho planejado e testado.

Princípio de preparo dos trabalhadores visa selecionar os operários de acordo com as suas habilidades e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor.

Princípio de controle baseia-se no controle do desenvolvimento do trabalho para garantir que está sendo realizadas as atividades de acordo com a metodologia estabelecida na empresa.

Princípio da execução consiste em distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

Apesar da grande contribuição de Taylor, podemos apontar algumas críticas como: Concepção mecanicista da administração onde transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas e não levava em conta os seus aspectos psicossociais; Excessiva especialização do trabalho em que os trabalhadores qualificados eram transformados em simples peças de uma máquina, ao reduzir o número de atribuições de cada operário nega-lhes a oportunidade de conhecer o processo produtivo como um todo e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; Concepção atomista do ser humano onde Taylor esqueceu a importância dos grupos informais na organização, ignorando o trabalhador como ser humano e social. Não considera as relações dos operários; Ausência de comprovação consiste na constatação de evidências, observando comportamentos relativos às tarefas dos operários, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico; Abordagem de sistema fechado em que Taylor trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas, sendo assim não leva em conta o ambiente em que a organização esta inserida.

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.(Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobre as fundamentais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

A Escola das Relações Humanas defendia a idéia da necessidade de se humanizar e democratizar a Administração nas frentes de trabalho das indústrias, juntamente com o desenvolvimento das ciências humanas – psicologia e sociologia, dentre outras – e as conclusões da Experiência de Hawthorne.

A Escola das Relações Humanas colocou na motivação a expectativa de levar o indivíduo a trabalhar para atingir os objetivos da organização. Defende a participação do trabalhador nas decisões que envolvessem a tarefa, porém essa participação sofre restrições e deve estar de acordo com o padrão de liderança adotado. Além disso, esta Escola analisou a questão da liderança na condução dos processos de gerenciamento das ações.

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

Organização formal: é um sistema deliberadamente planejado, e formalmente representado, em alguns aspectos, em organogramas. Consiste no esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar, deveres e tarefas a executar. Abrange problemas de estruturas, normas, métodos e processos de trabalho, como concebidos pelos criadores da organização. É conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir as metas da organização.

Organização informal: é o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoase que condiciona fortemente o comportamento de seus membros, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma. São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de altitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento.

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático.(Vale 1,0 ponto)

A eficiência requer a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas a fim de que os recursos disponíveis sejam aplicados da forma mais racional possível, ou seja, é realizar as atividades ou tarefas de maneira certa. Já a eficácia é a capacidade de alcançar o efeito esperado ou desejado através da realização de uma ação, ou seja, é o alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis.

Como exemplo, podemos citar o seguinte:

Uma empregada se depara com a sala alagada. Corre, pega panos, baldes e rodo para enxugar. Isso foi eficiência. Eficaz, foi a outra que fechou a torneira que causava o alagamento, ou seja, fez a coisa certa.

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles.(Vale 1,0 ponto)

A história da Administração é recente. No decorrer da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com