TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Seg Pública

Dissertações: Introdução A Seg Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

1.O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominado de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

Duas grandes frentes foram atacadas para que houvesse a reforma. A primeira, resultou numa estruturação organizacional dos órgãos de polícia. Profissionais de carreira ocupando cargos previamente definidos com sistema de hierarquização, permitindo assim que o profissional tivesse progressão através do seu tempo de serviço e por merecimento, adquirisse experiência e profissionalização no cargo. Esse procedimento, além de organizar a execução do serviço de segurança pública feita pelos policiais, ainda diminuiu a influência política, que antes marcava os trabalhos da polícia com corrupção, interesses/objetivos pessoais e desorganização. A outra grande frente da reforma foi concentrada sobre a capacitação técnico‑profissional dos agentes de segurança, principalmente no uso do emergente rádio patrulhamento motorizado, como nova tecnologia de policiamento. Esta fase exerce influencia ainda nos dias de hoje no pensar e agir da segurança pública, pois as instituições agora trabalham com o plano de hierarquia, desenvolvimento profissional, de forma organizada sem vínculos com política e objetivos pessoais.

2.O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

A Ordem Pública representa uma situação de normalidade, que o Estado deve assegurar para todos os membros da sociedade. A Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata da segurança pública, atribui às polícias a competência de preservar a ordem pública, o que acontece através de ações predominantemente ostensivas, visando assegurar a ordem, o bom convívio social e institucional.

3.Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

As duas grandes escolas de polícia são: escola de polícia anglo-saxônica e escola de polícia oriental. A escola de polícia anglo‑saxônica propugna pela grande especialização em realizar suas tarefas associadas à vigilância do cumprimento da lei, perseguindo e punindo o criminoso. Ex: Um assalto é realizado à uma loja de conveniência, os policiais vão procurar saber como aconteceu o ocorrido, através da investigação criminal, para assim perseguirem os criminosos e prendê-los.

4.Descreva a atuação do Ministério Público e da Magistratura no Ciclo de Persecução Criminal. (2,0 pontos)

O ciclo de persecução criminal tem seu início com a ocorrência da quebra da ordem pública (desde que esta se configure como um ilícito penal) e envolve, além da polícia judiciária, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a magistratura e o sistema penitenciário. Os resultados da investigação da polícia judiciária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com