TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução De Radioterapia

Artigo: Introdução De Radioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a Radioterapia?

É um tratamento no qual se utiliza radiação ionizante (processo de produção química com espécies eletricamente carregadas,através da perda ou ganho de elétrons, atuando sobre moléculas neutras ou átomos) para destruir, eliminar ou impedir que as células de um tumor aumentem seu tamanho. A radiação não é vista pelo paciente, não causa dor e pode ser associada com a quimioterapia ou cirurgia.

Como é realizada a Radioterapia?

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia é feita de duas formas:

• Externa: onde as radiações são emitidas através de aparelhos que ficam afastados do paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.

• Interna: onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamada Radioterapia de Contato ou Braquiterapia.

Radioterapia Passo á passo

Consulta médica para avaliação: é o primeiro passo para iniciar o tratamento. O médico radioterapeuta irá avaliá-lo verificando o estágio da doença e se existe ou não necessidade de realizar a Radioterapia. A partir daí, poderá solicitar exames complementares para definir melhor as áreas comprometidas e que deverão ser irradiadas e orientar quanto ao tratamento (se ele estiver indicado). Simulação e planejamento: nessa etapa, com o auxílio de um equipamento chamado Simulador, a equipe médica (formada também por físicos e técnicos de radioterapia) irá estudar o melhor posicionamento (do seu corpo e do local que a radioterapia vai agir) para receber o tratamento. Com a ajuda de radiografias localizam-se os locais desejados marcados na pele com uma tinta vermelha e/ ou uma forma de picadas de agulha com tinta preta (uma espécie de “tatuagem” definitiva, que ficarão como pintas na pele) e, em alguns casos, pode-se utilizar moldes para mantê-lo na mesma posição. É fundamental e imprescindível que você não perca esses desenhos para que seja reproduzido diariamente com segurança o campo de tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com