TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Estatística Descritiva

Tese: Introdução à Estatística Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1 – Introdução à Estatística Descritiva

Estatística Descritiva

A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição e interpretação de dados, e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões por meio de gráficos e tabelas.

A estatística indutiva e a análise confirmatória de dados que pretende avaliar, nomeadamente, através da recolha e análise de novas observações, a produtividade ou permanência das estruturas e padrões detectados.

A análise de dados, fortalecida pela quantidade e variedade dos dados disponíveis e pelo poder de computação acessível, que não se pode dissociar das grandes capacidades gráfica, contribui para estabelecer uma maior ligação entre os aspectos descritivos e.

O principal objetivo da analise estatística consiste em determinar que generalizações sobre população podem fazer – se a partir da amostra que da mesma foi recolhida . A designação da “amostra” é tomada corretamente num sentido mais amplo como sinônimo de dados ou observações enquanto a “população” é a totalidade, ou seja, o conjunto de todas as possíveis observações feitas em condições semelhantes.

O processo de Amostragem é o processo seguido para escolher os elementos da população.

Media – A media amostral que se representa por X é uma medida de localização do centro da amostra.

Nos estudos por amostragem convém sempre distinguir entre população objetivo e

população inquirida.

A população objetivo é a totalidade dos elementos que estão sobre estudo e em relação

aos quais e se deseja obter certo tipo de informação. Muitas vezes não se consegue uma

amostra da população objetivo, podendo-se efetuar a amostragem a partir de outra

população relacionada de algum modo com a primeira e que constitui a população

inquirida

Moda – Para um conjunto de dados, define –se moda como sendo: O valor que surge com mais frequência e inferências da estatística. Se os dados são descritivos, ou o intervalo de classe com maior frequência.

Distribuição de Frequência

A distribuição de frequência é uma tabela que mostra classes ou intervalos das entradas de dados com uma contagem de numero de entradas em cada classe. A frequência de é o numero de entrada de dados em uma classe.

A chamada estatística descritiva diz respeito à organização e ao resumo dos dados que se tenha a respeito do conjunto estudado, de modo a descrevê-lo de maneira apropriada. Fazem parte dessa subdivisão a elaboração de tabelas e gráficos para a apresentação dos dados e a determinação de parâmetros que representem o conjunto, como a moda, a mediana, a média e as medidas de dispersão, que dizem respeito ao nível de similaridade entre os elementos do conjunto.

É aquela que tem por objeto a coleta, a organização e a descrição dos dados experimentais, ou seja, descreve e analisa determinada população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com