TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento. O conceito e definição de investimento

Tese: Investimento. O conceito e definição de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Investimento.

Conceito e definição de investimento.

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) e/ou bens de capital. Pode-se dizer que investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro, títulos financeiros, letras de câmbio ou ações) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período da aplicação (juros ou lucros em geral a longo prazo).

[...] O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

Ka de onde é essa citação? Tem que colocar a fonte se for livro tem que por autor, o nome do livro, edição e etc....

Ainda em relação a investimento, existem basicamente dois tipos:

Investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques

Investimento líquido: exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Adaptação de Guia de Investimento – Conceito e Definição de Investimentos.

Investimento no Mercado Brasileiro.

Recentemente foi publicada na revista Guia Exame uma matéria que aponta a queda de investimentos no mercado brasileiro, onde a Bovespa encontra-se no seu pior cenário, comparado aos anos anteriores.

Esta desvalorização se dá pelo baixo crescimento econômico do país, com o aumento da inflação, ocasionando alta dos juros, as companhias acabaram elevando seu custo produtivo e reduzindo o seu lucro.

A Ibovespa teve uma queda de 15% este ano, estando entre os mercados de pior desempenho no mundo, fazendo com que investidores estrangeiros optassem por tirar seu dinheiro do mercado interno para investi-lo em ações de empresas americanas, onde a perspectiva de aumento da economia nos Estados Unidos torna o ambiente mais favorável à investimentos trazendo maior retorno lucrativo.

Apesar do declínio na bolsa, executivos de mercado consultados pela revista não aconselham ficar fora de investimentos em ações, a avaliação geral é que empresas que estão montando uma carteira de investimentos em longo prazo devem resistir à instabilidade do curto prazo.

De acordo com a matéria publicada na revista, atualmente não há um setor específico que seja indicado a investimentos, para que seja feito um bom negócio os investidores precisam estar atentos ao mercado para que seja encontrada uma boa oportunidade.

Aplicando o conceito de investimento, um exemplo é a fabricante de produtos de medicamentos e higiene pessoal Hypermarcas, que se encontrava em baixa na bolsa até pouco tempo. Para mudar o cenário da desvalorização de ações a empresa investiu na compra de 23 empresas desde 2007, porém passou por dificuldades no período de integração de suas operações. Em 2011 continuou em queda, onde apresentou 62% de declínio, um dos piores desempenhos da Bovespa.

Nos últimos dois anos a empresa adotou diversos tipos de ajustes, o que incluiu venda de marcas de limpeza e alimentos, onde os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com