TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de investimento

Projeto de pesquisa: O conceito de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Através desse estudo de Análise de Investimentos, vamos ter conhecimento, para que no futuro que tanto almejamos com a nossa profissão de Contadores, que é a Análise de Investimentos para melhor gerir uma empresa.

O objetivo do estudo é estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação. Aplicar o procedimento que será utilizado na vida profissional. Por meio da elaboração, aplicação e análise os estudantes testarão os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Conceito de investimento:

- Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações;

- Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

A importância dos investimentos para as organizações:

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.Ele a influencia em dois aspectos:

- Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor;

- Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos. Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em Reais (R$) para serem comparados.

Os tipos de investimentos:

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias.

Os tipos básicos de investimentos são:

a) Investimentos públicos:

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas afim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas,dentre outros.

b) Investimentos privados:

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

c) Investimentos mistos:

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Vamos Trabalhar nessa ATPS, com uma empresa do tipo

Lanchonete

- Mercado e a influência do ponto no sucesso do negócio

O mercado para montar uma lanchonete é bastante competitivo, mas por outro lado e uma atividade que abrange um grande número de consumidores, visto que uma lanchonete é um ambiente freqüentado por todas as classes sociais, faixa etária, etc, portanto há espaço para muitas lanchonetes.

Um dos fatores mais importantes ao montar uma lanchonete é a escolha do ponto comercial. Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ou empresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas, é bem importante. Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vai oferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a lanchonete irá atender.

.A estrutura do local para montar a lanchonete dependerá do tipo de negocio que o empreendedor vai abrir.

Existem lanchonetes em shopping, que exigem uma estrutura mais elaborada, lanchonetes em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, se a intenção for de oferecer lanche rápido em local de alta rotatividade. Existem ainda lanchonetes voltadas ao lazer e entretenimento.

Definido o local e o publico alvo, de atenção a instalação, fiações, disposição de balcões e freezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e a comodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros, e local para armazenar o estoque.

Os equipamentos da lanchonete não precisam ser necessariamente estes, mas estes são os mais frequentemente usados. Equipamentos mais comuns usados para montar uma lanchonete.

• Balcão;

• Caixa;

• Chapas;

• Espremedor de frutas;

• Estufa;

• Exaustor;

• Forno;

• Freezers;

• Fritadeiras;

• Geladeira;

• Liquidificador;

• Mesas e cadeiras;

• Móveis e utensílios à sua escolha

• Talheres, prato, copos, e utensílios de cozinha;

Investimento inicial para montar uma lanchonete

O valor do investimento inicial para montar uma lanchonete vai variar de acordo com a estrutura física, de modo geral estima-se que é gasto em torno de R$ 5.000,00. Este valor é bastante relativo, especialmente pelas características de uma lanchonete.

Em uma lanchonete praticamente 100% das vendas são à vista, o investimento em equipamentos é relativamente pequeno. Assim é possível montar uma lanchonete com bem menos do que 5.000,00 mil.

Pessoal necessário para o funcionamento

O pessoal necessário para conduzir a lanchonete pode variar também de acordo com o tamanho do empreendimento, mas será praticamente:

• Gerente;

• Caixa;

• Chapeiro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com