TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaac Newton

Casos: Isaac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Isaac Newton

Nasceu em 1642, em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ingressou na Universidade de Cambridge em 1661, e logo depois de formado voltou para sua terra natal, onde permaneceu pouco mais de dois anos, fugindo da peste negra que assolou a Europa dos séculos XIV ao XVII. Segundo o próprio Newton, esse foi o período mais produtivo de sua vida. Nessa época, ele criou o cálculo infinitesimal, descobriu a natureza da luz branca e formulou a lei da gravitação universal. Tendo uma vida científica brilhante e sendo considerado atualmente por muitos, como um dos maiores cientistas de todos os tempos, Newton morreu em Londres no mês de março de 1727, aos 85 anos.

As obras de Newton sobre o cálculo ficaram abandonadas por quase meio século, chegando ao conhecimento da comunidade científica e de todos estudiosos da época, após muitos anos de anonimato. Este fato deveu-se ao próprio Newton, que era reservado em suas próprias comunicações e também, às dificuldades da época em se publicar complexos trabalhos matemáticos.

Gottfried Wilhelm Leibniz

Nasceu em 1646 na cidade de Leipzig na Alemanha e em 1666 recebeu o título de doutor em direito pela Universidade de Altdorf, já que a universidade de Leipzig o considerava jovem demais para a titulação Apesar de graduado em direito, sempre se interessou por matemática, interesse este desenvolvido durante as aulas de filosofia do curso de direito, que despertaram-lhe uma atenção especial por “combinatória através da lógica, apesar de já ter escrito anteriormente um pequeno tratado matemático sobre a combinatória”

Leibniz, após terminar seus estudos, pela Universidade de Altdorf, ingressou no serviço de um dos estados Alemães e cumpriu várias missões diplomáticas. Nas viagens em missões diplomáticas, teve contato com grandes cientistas da época e mesmo sendo contemporâneo de Newton, não o conheceu. Passou a viver uma vida cultural intensa e em missões diplomáticas a Londres, participou de reuniões da Sociedade Real do qual acabou tornando-se sócio. Após viver em Paris foi para Hannover e nesta cidade, foi nomeado bibliotecário e vereador da corte ducal. Nesse período fez freqüentes viagens, fundou a Academia das Ciências de Berlim e contribuiu com artigos para jornais eruditos da França e da Alemanha.

Antes de viver em Paris, em visitas a esta cidade, teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em matemática, participar de congressos, nos quais inclusive apresentou um modelo de máquina de calcular de sua própria autoria. Das suas contribuições para a matemática a mais importante é a invenção do cálculo, um grande presente para a matemática. Leibniz morreu na cidade de Hannover, na Alemanha, em 1716.

contribuições para o desenvolvimento do cálculo

Newton e Leibniz deram origem aos fundamentos mais importantes do Cálculo: as derivadas e as integrais. Assim podemos dividir o Cálculo em duas partes; uma relacionada às derivadas ou cálculo diferencial e outra parte relacionada as integrais ou cálculo integral.

Estudando a origem do Cálculo pode-se perceber a evolução e o desenvolvimento de teorias, que são necessárias aos educadores, buscando posicionamento e reflexão sobre o desenvolvimento do conhecimento podendo interferir mais adequadamente na prática pedagógica.

Desta maneira o educador pode conquistar seus alunos para o estudo desta área, porque ela é interessante e pode ser ensinada e aprendida com prazer, dando oportunidade para melhoria na educação e maior compreensão do pensamento humano.

O Cálculo Diferencial e Integral é uma parte importante da matemática, diferente de tudo que o aluno ingressante na Universidade já estudou, ele é dinâmico. Trata da variação, de movimento e de quantidades que mudam, tendendo a outras quantidades. É uma das grandes realizações do intelecto humano. Inspirados por problemas de astronomia, Newton e Leibniz, desenvolveram as idéias do cálculo, há 300 anos. Desde então, cada século vem demonstrando o poder do cálculo, ao iluminar questões da matemática, das ciências físicas, engenharia e ciências sociais e biológicas.

A derivada e a integral são duas noções básicas do Cálculo Diferencial e Integral. Do ponto de vista geométrico, a derivada está ligada ao problema de traçar a tangente a uma curva enquanto que a integral está relacionada com o problema de determinar a área de certas figuras planas, mas também possui muitas outras interpretações possíveis. Na realidade, a grande descoberta de Newton e de Leibniz foi que a Matemática, além de lidar com grandezas, é capaz de lidar com a variação das mesmas.

Cálculo Diferencial e Integral Nasceu motivado por alguns poucos problemas, mas a abstração e a sofisticação das idéias que a partir dali foram desenvolvidas fez com que ele se tornasse hoje um assunto fundamental, com aplicações não só em Matemática, mas também em Física, química, Estatística, Economia e muitas outras áreas do conhecimento. O cálculo Diferencial é usado na determinação de órbitas de astros, satélites mísseis, na análise de crescimento de populações, seja de seres humanos de bactérias ou outra qualquer, em medida de fluxos, seja fluxo sangüíneo, ou de carros em estradas, ou de águas em canos; em importantes problemas de otimização, tais como achar as quantidades ideais de produção que minimizam custos, quais as que maximizam lucros, determinar qual a melhor maneira de empilhar pacotes sob certas condições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com