TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaac Newton

Exames: Isaac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

ISSAC NEWTON

Isaac Newton nasceu prematuro, em Woolsthorpe, perto de Grantham, no Lincolnshire, no dia de Natal de 1642. Seu pai, um fazendeiro razoavelmente próspero, morrera três meses antes, deixando para Hannah, mãe de Isaac, a tarefa de criar o menino da melhor maneira possível.

De origem humilde, nasceu em uma época, na qual a Inglaterra vivia em estado de dissolução Parlamentar e convulsão social. Aos 3 anos de idade, sua mãe casou-se novamente com Barnabas Smith, reitor eclesiástico de South Witham, um lugarejo próximo à Woolsthorpe. O padrasto ordenou a Hannah que deixasse o pequeno Isaac vivendo com a avó em Woolsthorpe. Mesmo na velhice Isaac Newton confidenciava a seus amigos como sonhara matar o padrasto e regastar a sua mãe.

Em 1629, o rei Charles I havia dissolvido o Parlamento porque queria dirigir o país com seus próprios métodos, dando causa popular para os protestos. No ano em que nasceu Isaac Newton, a Guerra Civil foi instaurada, inúmeras batalhas sangrentas foram travadas entre os parlamentaristas e monarquistas. Isaac Newton estava com 6 anos de idade quando a guerra finalmente acabou.

Sua infância foi um período solitário, marcado por pequenas invenções mecânicas, o que o deixou conhecido na região. As pessoas se surpreendiam com suas replicas perfeitas de carroças e maquinas sobre rodas.

Aos 10 anos de idade seu padrasto faleceu e sua mãe retornou à Woolsthorpe. Dois anos depois, Isaac Newton ingressou na escola de Grantham. Newton não foi um aluno brilhante nos conteúdos da escola, pois não se interessava muito por eles, em geral estudava rapidamente tais conteúdos nas vésperas dos exames, ocupando a maior parte do seu tempo com outros assuntos mais complexos como a geometria de Descartes. Entretanto, alguns indícios apontam que já nessa época Newton escreveu seu primeiro trabalho, não publicado, intitulado "Algumas questões filosóficas".

Mesmo com tanto talento para os estudos, sua mãe Hannah Newton, decidiu tira- ló aos 16 anos, da escola para que pudesse se dedicar integralmente às tarefas da fazenda. Dois fatores contribuíram para que Isaac Newton não se tornasse um lavrador pelo resto de sua vida: durante seus últimos anos na Grantham, Isaac se tornara um aluno brilhante, e Henry Stokes o considerava o melhor estudante que ele já tivera (trabalhava nas teorias dos primeiros cientistas, encontrando respostas para intrigantes enigmas matemáticos e curiosidades científicas), e apesar de seus méritos intelectuais, Isaac era absorto e negligente - o que provocaria o segundo fator, sendo este o convencimento de sua mãe de que o jovem rapaz era um lavrador absolutamente sem futuro.

Em 1661, com 18 anos de idade, Isaac ingressou na Universidade de Cambridge, e fez uma descoberta que teria enorme influência tanto em seu futuro, pois sendo de família humilde teria dificuldades de se manter na universidade, com também no futuro da ciência.

Ele estava caminhando pelas barracas e bancas, e observou um estranho objeto, faiscando ao sol da tarde. Imediatamente, deu-se conta de que poderia pôr em prática alguma proveitosa experiência e comprou o objeto. Em seu quarto, começou a fazer as experiências com o prisma.

Tempos depois após muita dedicação, concluiu que nós vemos os objetos porque toda luz que nos circunda é refletida ou devolvida. Baseado em experimentos. Isaac Newton foi mais além, descobriu que a luz visível, a luz que nos permite ver o mundo, é feita de todas as diferentes nuanças do arco-íris e quando elas se fundidas, nós vemos uma luz branca.

Neste período fértil da sua vida intelectual (anos de 1664 a 1666), Newton teve que voltar para a fazenda de seus pais, pois a peste bubônica que assolou a Inglaterra forçou o fechamento das universidades. Em Woolsthorpe, sua terra natal, Newton desenvolveu as bases de toda a sua obra, como ele próprio relatou: "No início do ano de 1665, descobri o método de aproximação a uma série desse tipo & a regra para reduzir qualquer potência de qualquer binômio a tal série. No mesmo ano, em maio, descobri o método das tangentes de Gregory & Slusius &, em novembro obtive o método direto das fluxões, & no ano seguinte, em janeiro, a teoria das cores, & em maio seguinte desvendei o método inverso das fluxões. & no mesmo ano, comecei a pensar na gravidade como se estendendo até a órbita da Lua & ... deduzi que as forças que mantêm os planetas em suas órbitas devem [variar], reciprocamente, com o quadrado de sua distância do centro em torno do qual eles giram... . Tudo isso foi nos dois anos da peste, 1665 - 1666. Pois, nessa época, eu estava no auge de minha fase de invenção & me interessava mais pela matemática & pela filosofia do que em qualquer ocasião posterior." Importante destacar que nestes três anos Newton criara as bases sobre as quais construiria sua obra, porém, nada estava concluído até o final de 1666. Neste período também ocorreu o extraordinário, a maçã caiu sobre sua cabeça. Newton começou realmente a se envolver com a teoria da gravitação.

Três séculos depois da aterrissagem desta maçã em sua cabeça, os homens poderiam pousar na Lua e enviar máquinas a planetas distantes usando suas teorias e descobertas.

Graças a todas suas descobertas com a luz e de sua inovação na matemática, seis meses depois do retorno à universidade de Cambridge, Newton, aos 25 anos de idade, foi promovido para a ilustre posição de pesquisador do Trinity College. Aos 26 anos, tornou-se professor de matemática de Cambridge. Nesta mesma época começam as correspondências entre Newton e Oldenburg, secretário da Royal Society. A partir desta época Newton sai de seu anonimato para nunca mais voltar.

No inicio da década de 1670, Newton construiu um telescópio diferente do desenvolvido Galileu e mais potente. Consistia de um grande espelho (côncavo) na extremidade e um tubo fino.

No começo de 1672, Newton é convidado para se tornar membro da distinta e seleta Sociedade Real, pequeno círculo de cientistas veteranos, do qual fazia parte Robert Hooke, que por divergências ideológicas se tornaria rival de Newton. Newton tem seu primeiro artigo publicado. O artigo sobre as cores, foi alvo de muitas críticas rebatidas com irritação por Newton. A partir desta publicação, Newton trava uma batalha intelectual com três personagens que vão protagonizar outros episódios de sua vida: Robert Hooke, Christiaan Huygens e Leibniz. Correspondências calorosas são trocadas entre eles. Certa vez, Newton escreveu para seu amigo Edmund Halley dizendo que Hooke não era mais que um "simulador" e um "ganancioso".

Como forma de protesto às críticas recebidas por seus trabalhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com