TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isaac Newton

Monografias: Isaac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Estadual Professora Maria Dos Prazeres Mota

Turma: G Turno: Noturno

Isaac Newton

Eduarda Da Silva Nascimento

Isaac Newton

Introdução

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalharam junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.

NASCIMENTO E INFÂNCIA:

Isaac Newton nasceu na noite de Natal de 1642, em Woolsthorpe, nas proximidades da cidade de Grantham, em Lincolnshire, Inglaterra. O seu pai havia falecido meses antes de seu nascimento e sua mãe, Hannah Ayscough Newton, foi quem cuidou dele até seus três anos de idade. Hannah se casou novamente deixando Newton sobre os cuidados de seus avós para ir viver com novo marido. Em 1953, quando Newton tinha 10 anos, o marido de Hannah morreu e ela voltou para a fazenda com três filhos. Durante esse período, Newton passava horas construindo objetos de madeira. Estudou em algumas escolas perto da fazenda onde morava, e em 1655, com 12 anos, foi estudar na cidade de Grantham.

NEWTON E OS ESTUDOS:

A medida que Newton progredia nos estudos, seus dotes para desenhos e construção de objetos de madeira foram sendo aperfeiçoados. A casa onde morava era cheia de relógios de sol, e as paredes de seu quarto eram desenhadas de carvão. Construiu moinhos de vento, móveis de bonecas e um pequeno veículo de quatro rodas. Newton não era nada popular, e, à medida que se destacava, mais distante ficava dos colegas. Em 1659, Newton, com 17 anos voltou para a fazenda, pois sua mãe queria lhe ensinar a administrar os negócios da família, porém, a tentativa foi um fracasso e em 1660 ele retornou a escola em Granthan. Em 1663, Isaac começou a se dedicar a matemática e em um ano já dominava toda a matemática do século XVII. Em 1664 obteve uma bolsa de estudos no Trinity College, além da ajuda financeira, tinha pelo menos mais quatro anos garantidos de permanência em Cambridge e poderia mergulhar em seus estudos. Em 1665, com 22 anos, formou-se bacharel em humanidades.

ESTUDO SOBRE A TEORIA DAS CORES

Em 1667, Isaac Newton volta para Cambridge e torna-se professor do Trinity College (Colégio da Santíssima e Indivisa Trindade), e meses depois se torna mestre em humanidades. Em 1669, começa a estudar alquimia, teologia e as profecias bíblicas e torna-se professor lucasiano de matemática. O trabalho de Newton sobre a teoria das cores foi bastante criticado por Robert Hooke e outros filósofos naturais em 1672 e as criticas se estenderam até 1676.

PUBLICAÇÃO DO PRINCIPIA

Motivado por uma visita de Edmond Halley, em agosto de 1684, com a finalidade de perguntar-lhe sobre a lei da atração, ele retoma seus manuscritos. A resposta enviada a Halley, alguns meses depois, trazia uma revolução na mecânica celeste. Ele estava generalizando a aplicação de sua dinâmica a uma demonstração sistemática da gravitação universal, que propunha um novo ideal de ciência. Estava nascendo, em 1687, o Principia (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), com isso Newton tornou-se admirado pelos matemáticos e filósofos mais importantes da Inglaterra. Em 1689, foi eleita pela Universidade de Cambridge como seu representante no Parlamento Constituinte. Tempos mais tarde passou por dificuldades financeiras tendo que procurar novos cargos. Apesar das dificuldades, os estudos caminhavam bem e em 1693 publicou um tratado de Alquimia - Praxis. Nesse mesmo ano ele sofreu um colapso nervoso. Depois de recuperado, ele dedicou-se mais intensamente à teologia e a inventar alguns instrumentos, enquanto desempenhava funções administrativas. No entanto, ele era um homem admirado e famoso, e nunca deixou de ser consultado por matemáticos e filósofos naturais voltando, vez por outra, aos temas que o tornaram respeitado.

IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES DE NEWTON PARA A CIÊNCIA:

No campo matemático Newton desenvolveu o binômio de Newton e o método das fluxões, que se tornaria o atual cálculo diferencial e integral, e posteriormente motivo da disputa com Liebniz pela prioridade de sua descoberta. No campo da óptica, suas experiências com o prisma conduziram a elaboração da teoria das cores e a criação do telescópio de reflexão em 1669. Em 1672 Newton começa as primeiras reflexões sobre o que viria a ser o princípio da inércia. Usando a questão do quê mantêm a lua em órbita, Newton conciliou informações de Descartes, Galileu e da terceira Lei de Kepler, dando origem ao que se tornaria, futuramente, a Lei da Gravitação Universal.

LEIS DE NEWTON

Isaac Newton foi o principal arquiteto da Mecânica clássica. Ele conseguiu sintetizar as idéias de Galileu e de outros que o precederam, reunindo-as em três leis Leis de Newton.

PRINCÍPIO DA INÉRCIA OU PRIMEIRA LEI DE NEWTON

Um corpo não submetido a ação de nenhuma força, nessa condição, não sofre variação de velocidade. Isso significa que se ele está parado, permanece parado e, se está em movimento, permanece em movimento e sua velocidade se mantém constante. Esse princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e depois confirmada por Newton é conhecido como Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia. Inércia consiste na tendência natural que os corpos possuem em manter.

VELOCIDADE CONSTANTE

Um exemplo clássico no dia-a-dia pode ser analisado: ao observar uma pessoa em pé dentro de um ônibus podemos notar que quando o ônibus arranca, o passageiro por inércia tende a permanecer em repouso em relação ao solo. Como o ônibus vai para frente, a pessoa que não estava se segurando cai para trás no ônibus. Agora, se o ônibus, em movimento, frear de repente, a pessoa cai para frente. Graças à inércia, o passageiro exibe, nesse caso, sua vontade de continuar em movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com