TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isso não Vai Pro Lixo

Artigo: Isso não Vai Pro Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Em tempos modernos e revolucionários a tecnologia parece ser a bola da vez. Tudo é muito rápido, preciso e prático. Todos os dias tem uma novidade no ar, e essa novidade fica ultrapassada numa velocidade absurda. O consumismo tem pautado a vida das pessoas de uma forma tão intrínseca, que passa até despercebido e é tido como algo normal, afinal de contas os tempos são outros. Porém, o planeta não evolui, não avança e não pode ficar ultrapassado, e a falta de conscientização sobre as coisas naturais que estão se acabando é tão nítida, que se reflete nos milhares e milhares de toneladas de lixo descartadas todos os dias, em todas as partes do mundo. É preciso urgentemente, tomar atitudes para que essa realidade seja mudada, já que não se pode comprar um novo planeta terra, só temos esse mundo e precisamos cuidar dele, para que não soframos ainda mais com a consequência de atos degradantes para o meio ambiente.

Justificativa

Observando o comportamento de crianças em relação a alguns alimentos, e o constante desperdício que afeta o meio ambiente e também a saúde de milhares de pessoas, a ideia do projeto é mostrar às crianças que boa parte daquilo que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, ou melhor, muita coisa nem precisaria ir para o lixo se nós soubéssemos usar da forma correta. É o caso dos alimentos. O Brasil é um dos países campeões em desperdício de alimentos no mundo, e muito do que vai para o lixo serviria para matar a fome de muita gente que por conta da sua situação socioeconômica em que vive, é privada de uma alimentação saudável, quando não, privada totalmente da alimentação. Conscientizar da necessidade de se aproveitar os alimentos em sua totalidade para que se tenha uma alimentação saudável e nutritiva e mostrar que esse é um grande passo em direção a um futuro mais seguro em relação ao meio ambiente.

Objetivos

Em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico onde tudo parece ficar pronto num passe de mágica, e tudo que se quer se consegue comprando fazendo do consumismo o protagonista de um estilo de vida que ostenta e denigre a natureza de forma acelerada dia após dia. Pensando nisso, e refletindo sobre os desastres provocados pelo homem na natureza, pode-se perceber nitidamente que é preciso mudar o pensamento das pessoas sobre o meio em que vivem. Conscientização é a palavra chave, e ela tem um efeito muito mais intenso e profundo quando se é trabalhada desde os primeiros anos de vida. Por isso, além de aprender a cuidar do meio ambiente, é importante aprender também a não desperdiçar aquilo que a natureza produziu à custa de degradações e intervenções humanas que é o caso dos alimentos.

Conforme o RCNEI ( Brasil,1998,p.169) As crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão. À medida que crescem, se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a natureza e a cultura. (BRASIL: RCNEI, 1998, p.169). Sendo assim, é nessa fase que a criança pode começar a ter noções de como aproveitar melhor todos os alimentos, e evitar que eles sejam colocados no lixo se ainda forem próprios para o consumo.

Levando em consideração que quando nascemos não sabemos discernir entre o doce e o salgado, ou seja, não conhecemos os sabores e vamos aprendendo conforme nos é oferecido, porque não oferecer à criança alimentos que sejam saudáveis e ainda ensiná-la como aproveitar esses alimentos por inteiro, como é caso principalmente das frutas, legumes e verduras, que em sua maioria vão para o lixo ainda durante a colheita, depois na comercialização e por último no consumo. E com tantas mudanças acontecendo ao longo dos tempos surge então, as preocupações com o meio ambiente, que é esse sistema que interage a natureza e a sociedade, cheio de atividades econômicas, políticas e sociais. É preciso de maneira urgente valorizar a educação, e preparar o indivíduo para ser um cidadão pleno desde seus primeiros anos de vida. Mostrar que ao invés de jogar fora, de descartar, de ter mais é preciso primeiro usar bem o que se tem, no caso dos alimentos aproveitá-los de maneira integral, assim, estaremos protegendo a natureza de mais degradações resultantes dos processos de produção.

A escola é um espaço ideal para que esses conhecimentos sejam construídos de forma a envolver não só a criança mas também a comunidade na qual ela está inserida, é na escola que a criança pode vivenciar de forma prática e simbólica valores que equilibram sua relação com a natureza. A educação infantil é uma fase onde a alimentação adequada é essencial, um quadro de profissionais capacitados pensam sobre o que os alunos vão comer e quais são os benefícios que esses alimentos trazem para sua saúde, mas mostrar às próprias crianças a impotância não só desse ato, mas também dos processos que envolvem a alimentação é fundamental para que se tenha no futuro se tenha não só alunos conscientes mas cidadãos com mentalidade madura.

A necessidade de manter uma alimentação saudável e balanceada, longe dos Fast Food’s, e ainda proteger a natureza de desgastes desnecessários é a motivação desse projeto, formar um cidadão crítico capaz de relacionar de forma harmônica com o meio e capaz de fazer escolhas baseadas em seu bem estar e não em marketing.

Metodologia

Trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com