TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Lixo Eletrônico

Tese: O que é Lixo Eletrônico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Tese  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A cartilha sobre recicle e salve a vida de São Paulo, tem como foco orientar os cidadãos do Estado de São Paulo por meio de informações básicas sobre a importância no descarte e reutilização do lixo. Esse aproveitamento só será possível se houver iniciativa de todos que, deve ter comprometimento e disciplina com relação ao meio ambiente, tendo a reciclagem e a preservação ambiental não como projeto ou propaganda de mídia e governo, mas aborda este tema como princípio de vida de forma prática aplicada na forma de lei como obrigação e dever de todos.

Esta mais do que na hora das autoridades e cidadão do Estado de São Paulo começar ser punido por desacato ao meio ambiente, devemos todos criarmos alternativas de transformação do lixo em outro produto inofensivo para nós paulistas e paulistanos.

O que é Lixo Eletrônico

Para entender melhor o que caracteriza um resíduo eletrônico (ou lixo tecnológico / resíduo tecnológico), é importante que se tenha um conhecimento prévio sobre a definição de Residuos, no sentido geral da palavra, e o que são os Residuos Sólidos.

Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.

Podem ser classificados por:

- Sua natureza física: seco e molhado;

- Sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;

- Pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, não inertes e inertes.

Dito isso, passamos aos resíduos sólidos, os quais constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

Assim, podemos específicar o que, usualmente, denominamos Residuos Tecnológicos como: Resíduos sólidos provenientes da crescente inovação de tecnologias, das constantes trocas de aparelhos eletroeletrônicos, domésticos, comerciais e industriais, e da substituição do antigo pelo moderno.

Os Resíduos Tecnológicos requerem cuidados especiais, pois somente são recicláveis após serem desmontados e/ou descaracterizados para que os resíduos resultantes sejam segregados e classificados corretamente.

Abaixo disponibilizamos um gráfico, desenvolvido por um centro do Programa para o meio-ambiente das Nações Unidas (UNEP), mostrando a distribuição da porcentagem representada por cada tipo de resíduo dentro da composição do lixo eletro-eletrônico (dados de 2006), e uma tabela contendo as principais substâncias tóxicas encontradas nesses resíduos:

Lixo Eletro-Eletrônico

Substâncias Perigosas

Sabe-se que muitos dos aparelhos eletronicos apresentam em suas estruturas substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com