TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ivestimento

Monografias: Ivestimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

TAXA SELIC

A taxa SELIC é um index pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se limitam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, está por torno de 12,65% a 12,75% a.a, é a taxa média prudente pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC.

Conforme o Banco Central do Brasil o conceito de taxa Selic é:

É a taxa apurada no Selic, obtida atrávez do cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor,

concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Estas estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas.

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

A competitividade entre as empresas de um mesmo segmento, a variação de decisões vem sendo imútael pelos profissionais da área financeira das empresas, onde não basta apenas dominar as técnicas clássicas de gestão financeira. Todavia, a decisão do investimento não pode ser tomada baseada na demanda do produto vendido pela empresa, pois para a tomada de decisão é baseada na analise de algumas diretrizes, métodos e técnicos que garantam a eficácia do investimento projetado.

Para que um projeto seja aceito, é necessário que seja definido sua taxa mínima de retorno e para Nelson Casarotto (2000) [...] “a TMA é a taxa a partir da qual o investidor considera que está obtendo ganhos financeiros. É uma taxa associada a um baixo risco, ou seja, qualquer sobra de caixa pode ser aplicado, na pior das hipóteses, TMA”.

Uma forma de se analisar um investimento é confrontar a TIR com a TMA do investidor.

Analisando-se uma proposta de investimento deve ser considerada o fato de se estar perdendo a oportunidade de alcançar retorno pela aplicação do mesmo capital em outros projetos [...] a nova proposta para ser atrativa deve render, no mínimo, a taxa de juros equivalente à rentabilidade das

aplicações correntes e de pouco risco (CASSAROTTO, 2000 P.108).

Para o investimento de curtíssimo prazo pode ser utilizada como TMA a taxa de remuneração e investimento que envolve o médio prazo pode se considerar como TMA a média ponderada dos rendimentos das contas do capital de giro, já investimento a longo prazo a TMA passa a ser uma meta estratégica.

Projetos únicos e projetos concorrentes.

Segundo, Ross, Westerfield, Jordan (2002) dois investimentos podem ser mutuamente excluidos, pois a aceitação de um significa a rejeição do outro. Para determinar qual projeto aceitar, a analise da TIR e do VPL são fundamentos baseados no retorno exigido. Já na utilização de dois projetos que não são mutuamente excludentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com