TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jhjhjh

Casos: Jhjhjh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 16

Disciplina Comunicação Empresarial Portfólio Portfólio 2

Portfólio 2

OBJETIVO

• Refletir sobre a pesquisa nos estudos da língua portuguesa;

• Articular conceitos teóricos à prática do ensino da língua materna;

• Verificar diferenças entre falar e escrever;

• Realizar estudo de textos escritos: interpretação e produção, tipos de composição,

desenvolvimento de parágrafos e frases.

• Retomar estudos de gramática: ortografia, concordância nominal, concordância verbal, flexões

verbais, regência verbal, regência nominal, pronomes, pontuação.

ORIENTAÇÕES

• As questões referem-se aos textos que as precedem. Leia-os com a máxima atenção antes de

iniciar a análise.

• Deve-se observar o sentido real e o figurado das palavras do texto, a fim de verificar seu uso no

contexto escrito.

• Os exercícios são de caráter objetivo. Logo há apenas uma resposta para cada item.

• Para utilizar o Dicionário Aurélio que está no Portal Eniac:

• 1- Acesse o endereço: www.portaleniac.com.br e faça seu login.

• 2- Clicar em APOIO.

• Obs.: Utilizar a Bibliografia para consulta e resolução dos exercícios.

• FIORIN, P. Lições de Textos: Leitura e Redação.SP: Ática, 2003.

• MENDES, E. ; COSTACURTA JUNQUEIRA, L.A. Comunicação sem medo.SP: Gente, 1999.

• GRION, L.400 Erros que um Executivo comete ao Redigir.SP: Edicta, 2002.

Leia o texto com atenção par responder as questões de 1 a 10. De um país em crise e cheio de mazelas, onde, segundo o IBGE, quase um quarto da população ganha $4 por dia, o que se esperaria? Que fosse a morada de um povo infeliz, cético e pessimista, não? Não. Por incrível que pareça, não. Os brasileiros não só consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver, como estão otimistas em relação a seu futuro e acreditam que ele se transformará numa superpotência econômica em cinco anos. Pelo menos essa é a conclusão de um levantamento sobre a “utopia brasileira” realizada pelo Datafolha. ( VENTURA, Zuenir. Trecho de artigo publicado em 2001 ).

1)Sobre a referência da bibliografia: I-inicia-se pelo sobrenome escrito em letra maiúscula. II-o primeiro nome fica após uma vírgula. III- o nome do autor é Zuenir Ventura.

IV – o título da obra deve ficar em itálico, negrito ou sublinhado. a)Todas estão corretas. b)Estão corretas I e II. c)Estão corretas III e IV. d) Estão corretas I e III. e) Apenas a IV está incorreta.

2) Entre o primeiro e segundo parágrafo do texto existe uma construção de sentido que indica: a)Uma contradição explícita expressa por uma ideia do 2º parágrafo totalmente oposta à do 1º. b) Uma retificação óbvia do 2º parágrafo das ideias expressas no 1º. c) uma ideia aparentemente contraditória expressa no 2º parágrafo em relação ao 1º. d) Uma consequência no 2º parágrafo dos fatos apresentados no 1º. e) A causa do no 2º parágrafo dos fatos apresentados no 1º.

3)Identifique a alternativa que apresenta palavras e/ou expressões que podem substituir os vocábulos destacados a seguir sem que haja prejuízo do sentido original: I-“... segundo o IBGE” II-“Os brasileiros não só consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver, como estão otimistas...” a)I-de acordo com II-conforme b)I-conforme II-mas também c)I-em virtude do II-mas d)I-conseguinte ao II-ainda que e)I-para II-e

4) Em “... o que se esperaria?” podemos observar a colocação correta de acordo com a norma culta so termo “se”. O mesmo não ocorre na frase a seguir: a) “Em se plantando, tudo dá.” b)”Se acenderam as lâmpadas.” c)”O rapaz deve casar-se hoje.” d)”Aqui, trabalha-se.” e)”Tudo se transformou neste mundo.”

5) Sabendo-se que objeto é o que completa o sentido de um verbo. O objeto direto é um complemento sem preposição e o objeto indireto, com preposição. Observe a construção da frase inicial “De um país em crise e cheio de mazelas...”, no período a função do termo que inicia com a preposição “de” é a)objeto indireto b)complemento nominal c) agente da passiva d)sujeito e)objeto direto

6) O primeiro parágrafo é composto por dois períodos marcados pelo ponto de interrogação. O efeito de sentido produzido pelo uso deste marcador indica, observando-se os dois parágrafos transcritos: a) Incerteza, dúvida do autor sobre o assunto tratado. b)Surpresa do autor sobre o assunto tratado. c)A ênfase à situação de um país em crise e cheio de mazelas. d)A busca de uma interação do autor com o leitor através de uma reflexão, um questionamento. e)Suspensão do pensamento.

7)”... onde, segundo o IBGE ...” De acordo com a regência do verbo, algumas vezes em lugar do “onde” é adequado que se empregue “aonde”. Identifique a alternativa em que “onde” foi usado incorretamente de acordo com as regras tradicionais de regência: a)Onde está indo? b)Onde você está? c)Onde você vai ficar no próximo final de semana? d)Não sei onde procurar. e)Diga o lugar onde você o deixou.

8)”Não. Por incrível que pareça , não.” A expressão destacada anteriormente, significa, no contexto: a)Que o autor considera um absurdo que um brasileiro ganhe $4 por dia. b) Que o autor reage contra o fato de que um brasileiro ganhe $4 por dia. c)Que os brasileiros infelizes são aqueles que ganham $4 por dia. d)A satisfação dos brasileiros que ganham $4 por dia. e)O espanto do autor a respeito do fato de que mesmo com quase um quarto da população ganhando $4 por dia, o povo não seja pessimista.

9)” Os brasileiros não só consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver, como estão otimistas em relação a seu futuro e...” a) A vírgula foi usada para separar frases. b) A vírgula foi usada para separar as orações dentro do período. c) A vírgula foi usada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com