TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jo joaquim

Por:   •  10/9/2015  •  Ensaio  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Português – Professora Noêmia - Português

ANDRE BATISTA CAMBUI

CAIO FELIPE MONTEIRO SILVEIRA

ESTEFANY SANTOS

HÉLLYNE NOGUEIRA BARBOSA GONÇALVES

IARA OLIVEIRA MARTINS

ISABELLA SANTOS MENDES

MARIA CLARA VERSIANI SOARES

Desenredo trata-se de uma história escrita pelo autor Guimarães Rosa e narra um romance entre uma mulher casada e um amante que a ama incondicionalmente e ultrapassa todo e qualquer empecilho para tê-la consigo. O referido amante, ao qual tratamos acima, tinha como nome Jó Joaquim, era um homem pacato e de bem. A mulher  atendia pelo nome de Vilíria , era uma morena charmosa e comprometida. Ambos mantinham um relacionamento secreto.

Vilíria em um de seus encontros com um terceiro amante é flagrada por seu marido. A traição gera uma repercussão que logo chega aos ouvidos de Jó Joaquim, que sofre deliberadamente e se afasta de sua amada.

Passa - se o tempo, e o marido de Vilíria vem a falecer, devido a um afogamento ou tifo. Jó Joaquim por sua vez vai ao encontro de sua amada e declara toda a sua intensa paixão, ela em seguida o pede perdão, este a perdoa e eles se casam. Ao decorrer dos anos, Vilíria traí seu amado Jó Joaquim que a pega no ato do adultério,expulsando-a.

No pequeno vilarejo o falatório e os olhares críticos das pessoas acerca do ocorrido estavam presentes em cada canto, em cada esquina. Tudo isso era era notório para o pobre Jó, que se sentia constrangido.

Apesar de todas as falhas cometidas por Vilíria, Jó, um homem exorbitantemente  apaixonado discursa em defesa de sua amada, alegando que ela foi vitima das circunstâncias.

Por fim, nenhum dos fatos sucedidos  foram suficientes para que o amor se esvaísse do coração dos amantes Jó e Vilíria. A saudade logo volta a brotar e se torna motivo para que a charmosa mulher então, retorne ao vilarejo, procure por seu amor que a recebe de braços abertos. Eles enfim retomam o verdadeiro e melhor amor de suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com