TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O diagnóstico do diabo e a fé de Jó

Seminário: O diagnóstico do diabo e a fé de Jó. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Seminário  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 6

O diagnóstico do diabo e a fé de Jó

Enviar a um amigo

(JÓ 1:7-12, 4:6)

Introdução: Ao ler o livro de Jó nos deparamos com uma história intrigante e ao mesmo tempo emocionante. Jó, sua esposa, seus amigos, o diabo e um personagem fascinante: Deus. Ao analisar esta história vislumbra-se a grandeza de Deus agindo em nossas vidas. Também encontramos lições poderosíssimas para o nosso viver cotidiano. Vamos analisar a filosofia de cada um desses personagens e tentar extrair o máximo de experiência para que nos dias de dificuldades possamos avaliar bem os acontecimentos e permanecermos firmes na fé no Todo Poderoso.

I – O DIAGNÓSTICO DO DIABO ( Servir por Interesse – JO1:7-12, 4:6): Nestas passagens encontramos uma filosofia interessante: o diabo afirma para Deus que Jó só o servia por interesse haja vista o Senhor o ter enchido de bens e de saúde. O diabo estava completamente enganado. Jó servia a Deus pelo que Deus representava para ele. Ainda que não o conhecesse completamente, ele esforçava-se para ser reto e integro. Quantas vezes o diabo afirma isso a nosso respeito e infelizmente alguns de nós não passamos no teste, deixando a impressão que o maligno estava certo; só servíamos a Deus por interesse. Esta passagem é uma revelação profunda e nos mostra o prazer que Deus tem naqueles que o adoram não apenas pensando no que poderão receber, mas pelo prazer de estar em sua presença. A resposta de Jó nos revela quais eram os seus motivos em adorar a Deus: então, Jó Se levantou, rasgou a seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.

II – O DIAGNÓSTICO DA MULHER DE JÓ ( Não vale a pena servir a Deus e passar provas – JÓ 2.8;9). Há pessoas que não sabem discernir os acontecimentos e, diante deles, abrem a boca para falar o que não deve. A mulher de Jó deveria ser a primeira a ajudá-lo nesse momento de dor, porém, diante das perdas e dos problemas que agora eles enfrentavam, ela diz para Jó amaldiçoar a Deus e morrer. Ela não entendia o porquê de Jó permanecer fiel a um Deus que permitia tanto sofrimento. Talvez ao olhar para ele em decomposição e fétido, ela não conseguia enxergar outra saída para ele a não ser morrer, haja vista não haver Deus que o ajudasse, porém ela estava totalmente errada. Muitos são como esta mulher. Nos momentos de crise tomam decisões contrárias à vontade de Deus. Fazem coisas que não agradam a Deus. São pessoas inconstantes e que ainda não descobriram a razão da fé; elas precisam sempre ver ou ter para acreditarem que Deus é poderoso para mudar a situação. Infelizmente, esta história se repete quase todos os dias, muitos cristãos são reprovados pelo Senhor, pois não sabem suportar a tribulação e deixam de servir a Deus, acreditando que não vale mais apena, somente porque estão passando por algum tipo de adversidade. Jó nos ensina que pessoas que hajem assim estão fora do juízo e não conhecem a Deus. Ele diz receberíamos o bem e não receberíamos o mal. Ele acreditava que tudo estava no controle de Deus. Ele estava certo: Deus tinha apostado na sua integridade e ele estava vencendo, Glórias a Deus.

III – O DIAGNÓSTICOS DOS AMIGOS ( Jó sofria porque estava em pecado – JÓ 8.3;4;5)- Esta filosofia também tem sido muito presenciada nos dias atuais: muitos pregam que doença ou algum tipo de tribulação é conseqüência de pecados. Conheço algumas pessoas que foram terrivelmente maltratadas e que quase decaíram por este tipo de diagnóstico. Certa vez ouvi alguém dizer sobre uma irmã que conheço que se ela realmente fosse crente ela não passaria o que estava passando. Este comentário infeliz veio à tona simplesmente porque o filho da irmã estava envolvido com drogas. Outros tecem comentários como este quando alguém não tem um padrão financeiro elevado, e assim por diante. Os amigos de Jó o acusaram de estar em pecado e por isso ele passava por toda esta situação terrível. Como eles estavam errados! Eles julgavam o que não sabiam. Falavam do que não conheciam. Causaram dor a uma pessoa inocente. Quando lemos a história, vislumbramos rapidamente que o sofrimento de Jó não tem nada a ver com o pecado, mas sim com a fidelidade, retidão e honestidade. Ele estava sendo provado porque Deus sabia que ele era integro e não iria ceder ao maligno. O nome do Senhor estava sendo glorificado no céu, diante dos anjos e do diabo, que por mais que tentasse não conseguia abalar a fé de Jó..

IV – A FILOSOFIA DE JÓ – ( Deus pode todas coisas -JO 42.2). Diante de tantas provações e dor, Jó nos revela a fonte da sua força: ele sabia que o Deus que ele servia podia todas as coisas. O poder de Deus não está limitado a esta vida, ele é eterno. Deus pode tudo e nada que ele intente fazer pode ser impedido. Esta certeza gera em nós uma força que pode nos levar a vencer barreiras intransponíveis. A fé é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com