TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

Ensaios: Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Jogos e Brincadeiras na Educação infantil

Atualmente os jogos e a brincadeiras assumem lugar de destaque no contexto educativo infantil, deixando de ser relacionados à condição de prazer, liberdade ou relaxamento quando as crianças eram estimuladas a vivenciá-los também ou apenas para “gastar energias”.

Com base no artigo 29º da LDB- tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementado a ação da família e da comunidade.

Para Tizuko kishimoto especialista em educação infantil a criança necessita dos estímulos lúdicos, pois quando os jogos e as brincadeiras são desenvolvidas na criança o jogo tem efeito positivo na esfera cognitiva, social e moral.

Sabemos que é possível ao ser humano adquirir e construir o saber brincando, pois aprendemos a conviver, a ganhar ou perder a esperar nossa vez e lidamos melhor com possíveis frustrações.

Vários estudos comprovam que o desenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças e do ambiente que está inserida. Deve-se considerá-la como um sujeito em desenvolvimento que explora as situações e fórmula significadas, assumindo ações imaginara para o real.

Segundo Kishimoto (p. 46) a temática da brincadeira gira em torno de fatos que representavam o cotidiano da vida da criança.

Cabe os professores salientar que através dos jogos, ora livre, ora como atividade orientada, tenham como finalidade buscar conteúdos escolares. Norteando para o processo de ensino aprendizagem, levando em conta as necessidades do brincar nas séries iniciais como forma prazerosa e não uma obrigação. Kishimoto (p.106) a criança procura o jogo como uma necessidade e não distração (...). É pelo jogo que a criança se revela. As suas inclinações boas ou más, a sua vocação, as suas habilidades, o seu caráter, tudo que ela traz no seu eu em formação, torna-se visível pelo o jogo e pelos brinquedos, que ela executa.

Kismoto explícita entre as mais comuns no campo da educação infantil, a autora exemplifica as brincadeiras de faz-de-conta, tradicionais, de construção e de regras.

É nessa fase que a brincadeira de faz-de-conta contribuir ao longo do desenvolvimento e as suas relações com a construção da Inteligência, para, a partir daí, sugerir algumas formas de intervenção pedagógica que possam contribuir para o redimensionamento da atividade lúdica. O interesse da criança ainda pode ser despertado por ter o brinquedo atendido a uma determinada carência ou uma fantasia; ainda por ser um desafio a habilidade específica.

Referências bibliográficas:

TIZUKO, Morchida Kishimoto. Jogos Infantis. ED. Vozes; Petrópolis 2006.13º edição.

TIZUKO, Morchida Kishimoto (organizadora)-2007. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 10º edição; Editora - Cortez.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira 1998.

REFERENCIAL Curricular Nacional Para a Educação Infantil-LDB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com