TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

Dissertações: Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2015  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 13

1 - INTRODUÇÃO

Em grande parte das sociedades contemporâneas a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de praticas culturais típicas de um povo. As brincadeiras são um elo entre o passado e o presente valorizando e dando sentido a cultura humana.

O brincar esta presente nos primeiros meses de vida da criança e o acompanha no decorrer do seu crescimento, promovendo seu desenvolvimento integral.

Ao nos depararmos com a Educação Infantil, podemos perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes nessa fase de desenvolvimento; Onde os objetos passam a ter um valor simbólico e por meio desses as crianças começam a desenvolver habilidades cognitivas, motoras mentais entre outras.

Numa visão social histórica, defendida por Vygotsky, a brincadeira é uma atividade específica da infância, onde a criança recria a realidade, utilizando sistemas simbólicos. Essa é uma atividade social com contexto cultural e social.

Nos jogos e brincadeira acriança se prepara para vida, pois esses possibilitam a interação social, convivência com regras, bem estar físico e emocional, no brincar a criança exercita suas habilidades motoras e cognitivas e constrói sua personalidade.

Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

Frente a isto é que se deu a escolha do presente tema, pois acreditamos nos jogos e nas brincadeiras infantis como uma necessidade que todo ser humano possui principalmente este quando criança, pois é nesta fase que ela precisa jogar brincar e se divertir, já que é por meio de atividades lúdicas que a irá compreender e interagir com a sua realidade, fazendo uma incansável reconstrução de seus conceitos, podendo expor suas opiniões e expressar seus sentimentos.

Diante do exposto, surge o problema central desta pesquisa: como os jogos e as brincadeiras podem auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil?

Buscamos compreender como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o processo de desenvolvimento das crianças, promovendo um melhor ensino e uma melhor aprendizagem para as crianças, na Educação Infantil. Sendo assim, os objetivos que se pretendem alcançar são:

Analisar como as atividades lúdicas ajudam no desenvolvimento e agem no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Proporcionar subsídios para que o docente da Educação Infantil possa refletir sobre a utilização dos jogos e brincadeiras em sua prática cotidiana.

Nossa pesquisa se fundamentou na compilação de dados, por meio da análise e reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema.

Procuramos enriquecer nossa pesquisa com bagagem teórica, analisando e discutindo as contribuições culturais e científicas dos dados obtidos. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.•.

2- Jogos e brincadeiras e sua importância para o desenvolvimento infantil

É sabido que os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento do ser humano. Essa concepção iniciou-se apenas no século XX, com os estudos da criança e do comportamento infantil; Em relação ao desenvolvimento infantil muitos teóricos tem dado ênfase aos jogos e brincadeiras, pois estes se constituem como meios necessários na vida da criança, possibilitando o exercício de suas capacidades gerais.

Para Piaget (1967) O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para designar energia, pois ela favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.

Devido a sua importância para o desenvolvimento infantil é essencial que o brincar esteja presente no cotidiano da criança só assim ela desenvolverá todas as suas habilidades.

O ser humano desde bebe é ativo em seu crescimento e em seu desenvolvimento requer experiências concretas, só no brincar o mundo real tem significados. Os conhecimentos provem de construções de relações entre a criança e o meio em que esta inserida é a partir de objetos e ações que ela interpreta as situações de seu dia a dia.

Piaget, (apud PAPALIA ET AL 2006) afirma que, através da coordenação de informações visuais e motoras, o bebe vai desenvolvendo o conhecimento sobre o meio que o cerca, objetos e espaço, vendo os resultados de suas próprias ações.

Piaget (1998), afirma ainda que o jogo é essencial na vida da criança. De inicio tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos. Em torno dos 2-3 e 5-6 anos; nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar mentalmente o acontecido, mas de executar a representação.

Nos jogos simbólicos a criança assimila sua realidade, reproduzindo fatos vivenciados; É fantasiando que ela compreende a importância de cada papel social e absolve valores que são transmitidos pelo jogo.

Sabemos que a criança e tem seu modo e seu tempo para aprender, os jogos assumem um papel crucial para esse processo, já nas primeiras fases de desenvolvimento da criança os objetos e ações começam a assumir valores simbólicos para as crianças e o modo como ela reproduz o que ver é a forma de assimilar as novas informações.

Para VYGOTSKY (1967) Há dois aspectos importantes no brincar: a situação imaginaria e as regras. A situação imaginaria criada pela criança preenche necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com