TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Fayol

Ensaios: Henry Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

Controle

O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

2.1.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

O americano Frederick Wilson Taylor iniciou a escola da administração científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.

Henry Fayol, conforme Maximiano (2005) desenvolveu a teoria clássica, que originou-se nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela pratica e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.

Henry Ford desenvolveu a teoria da administração cientifica teve em um seguidor diligente e aplicado, suas ideias aplicadas a produção de automóveis, que acabaram conhecidas como fordismo.

2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DOS TEMPOS

As empresas antes de começar as suas atividades devem ter prioritariamente um planejamento que a função administrativa mais importante dentro do processo administrativo.

Após a instituição ter um planejamento, tem que ter organização, que envolve recursos para atingir seu objetivo, com estrutura, estratégia que irá refletir nas relações funcionais e pessoais da entidade com suas respectivas responsabilidades.

Depois de planejada e organizada a empresa precisa de direção, engloba atividades como a tomada de decisão, c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com