TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jules Henri Fayol Barros

Tese: Jules Henri Fayol Barros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 11

Teorias

Jules Henri Fayol Barros - Contramestre em metalurgia, criou o Centro de Estudos Administrativos, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo.

Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar (POCCC).

Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou catorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível.

Frederick Winslow Taylor - Engenheiro mecânico, é considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.

Taylor foi presidente da Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (ASME) entre 1906 e 1907 e tentou implementar o seu sistema na gestão da ASME, mas recebeu muita resistência. Ele só conseguiu reorganizar o departamento de publicações e, mesmo assim, apenas parcialmente. Ele também substituiu o secretário de longa data da ASME, Morris L. Cooke, por Calvin W. Rice. Sua presidência foi marcada por problemas e pelo início de um período de divergências internas dentro da ASME durante a Era Progressista.

Henry Ford - Empreendedor, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo1 e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford Trevolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.

A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914.

Planejamento

Alfred D. Chandler, Jr – Professor de Historia foi o primeiro teórico a defender a criação de um plano estratégico antes da elaboração de uma estrutura organizacional, ou seja, a estratégia deve preceder a estrutura.

Em 1952, Chandler se tornou PhD pela Universidade de Harvard. Dez anos mais tarde, publicou seu clássico “Strategy and Structure”, no qual ressaltou que todas as empresas bem-sucedidas deveriam ter uma estrutura que correspondesse à sua estratégia (e não ao contrário, como muitos pensavam até então).

Alfred Chandler baseou sua teoria em um amplo estudo feito entre os anos 1850 e 1920 sobre grandes empresas norte-americanas, incluindo Du Pont, General Motors e Sears. Ele afirmava que “não se pode fazer o trabalho de hoje com métodos de ontem e permanecer nos negócios amanhã”.

Teorizou também o conceito de descentralização nas grandes empresas, em voga nos anos 60 e 70, que auxiliou Sloan na reestruturação da General Motors. Defendeu a necessidade de coordenar o planejamento estratégico das sedes com as políticas das unidades de negócio.

Henry Laurence Gantt – Engenheiro Mecânico, tornou assistente no departamento de engenharia, onde Frederick Taylor era o engenheiro-chefe de produção. Em 1888 tornou-se assistente direto de Taylor. Gantt era também um inventor prático, e junto com Taylor registrou seis patentes. É o inventor do diagrama de Gantt.

Francis Fukuyama - Analista na Rand Corporation, Francis Fukuyama pertenceu ao Departamento de Estado para o Planejamento e participou na delegação norte-americana para as conversações entre Israel e o Egito sobre a autonomia palestina em 1981 e 1982.Professor da International Political Economy at the Johns Hopkins School of Advanced International Studies No seu último livro, fala da confiança (trust) como um meio para atingir a prosperidade global e salienta que as melhores empresas são as que se baseiam numa partilha de valores éticos fortes e em que existe confiança. Explica por que o sucesso asiático se deve a motivos culturais e considera a confiança, a comunidade e os compromissos as três variáveis que moldarão a sociedade contemporânea.

Organização

Maximilian Karl Emil Weber – Economista, considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.

Amitai Etzioni – Sociólogo, um dos autores mais importantes da Teoria Estruturalista da Administração. Estudou a integração da organização com a sociedade como um fato social, atuando e agindo na sociedade. Em seu livro "Organizações Modernas" (1964), Etzioni relata as conclusões de sua pesquisa sobre os diferentes tipos de organizações classificando-as em três categorias, analisando e comparando o controle e a autoridade.

1) Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica;

2) Organizações não especializadas: atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas;

3) Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por uma tarefa específica; o vínculo se dá por contrato.

Ele foi um dos fundadores do movimento comunitário no início da década de 1990 e estabeleceu a Rede Comunitária para divulgar as ideias do movimento. Seus escritos enfatizam a importância que todas as sociedades possuem de estabelecer um cuidadoso equilíbrio entre direitos e responsabilidades e da autonomia e da ordem.

Charles Handy – Economista, para Handy, as organizações do futuro serão as “três Is” – Informação, Inteligência eIdeias. Nessas organizações, são grandes as exigências relacionadas à gestão das pessoas - “A organização sábia já se encontra consciente de que seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com