TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KUATSU: ORIGEM, PRINCIPAIS TÉCNICAS E APLICABILIDADE NA DEFESA PESSOAL

Por:   •  21/1/2018  •  Artigo  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  1.975 Visualizações

Página 1 de 10

KUATSU: ORIGEM, PRINCIPAIS TÉCNICAS E APLICABILIDADE NA DEFESA PESSOAL[1]

1 INTRODUÇÃO

A prática de defesa pessoal ou autodefesa tem sido difundida mundialmente. Ela pode ser compreendida como conjunto diferentes métodos, que compõem modalidades de lutas, com o objetivo de neutralizar uma agressão pessoal.

Conforme pode-se perceber nos vários estudos realizados sobre essa prática, tem base em artes marciais tradicionais, como judô Jiu-jitsu, Karatê, Aikido entre outros, foram adaptadas por pessoas comuns, para que estas pudessem se proteger em situações cotidianas.

De fato, a prática da autodefesa tem crescido de forma progressiva, por razões distintas podemos citar a busca do condicionamento físico, autoproteção, lazer, assimilação da noção de disciplina, interação social etc., pois possibilita a liberação das tensões.

Juntamente com a prática vem as preocupações com a segurança dos praticantes durante o período de treinamento em razão da possibilidade de perda de consciência quando da realização de estrangulamentos ou projeções, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral ou hemorragias nasais ou mesmo em situações particulares do exercício da defesa pessoal.  

Para o atendimento inicial e emergencial no local de treinamento nas situações acima citada existe o Kuatsu. É sobre essa prática de primeiros socorros e sua aplicabilidade no contexto da defesa pessoal que este trabalho está centrado. Este estudo também é uma forma de proporcionar um novo conhecimento aos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias que, em sua grande maioria, tem contato com a prática de técnicas de defesa pessoal pela primeira vez, durante as disciplinas de Defesa Pessoal ofertadas pela instituição. Diante da possibilidade de que no transcorrer das instruções é possível haver acidentes em razão da aplicação dos golpes, necessitando de ação rápida para evitar que o problema se agrave destacamos a relevância deste estudo.

Assim, contemplar-se-á neste trabalho a origem do Kuatsu, sua caracterização, aplicabilidade, como deve ser utilizado, suas principais técnicas para que seja possível entender sua importância.

2 DEFINIÇÃO E ORIGEM DO KUATSU

A origem dessas técnicas pelo que se pode averiguar na literatura disponível é milenar, sendo desenvolvida como forma de tratar os lutadores na antiguidade. Essas técnicas, que contemplavam de massagens nos pés a ritos esotéricos entre mestre e seus discípulos, são relatadas como métodos utilizados na cura dos lutadores.

Nesse sentido, a prática do Kuatsu perpassa uma forma de entender o mundo, ligada a tradições milenares e a uma forma de entender a realidade, qual seja a visão oriental do mundo que entende que o universo baseia-se em energia que vital que circula no corpo e emana. Nessa perspectiva (BULL, 1978. p.72 Apud FRIOSI e MAZO, 2008. p.9)

Como Friosi e Mazo (2008, p. 10) são conhecimentos acumulados ao longo do tempo baseados na cultura oriental e transmitidas pelo mundo através das viagens de monges, mercadores e militares chineses.

Conforme expressamos no princípio deste trabalho, a busca por soluções rápidas quando da ocorrência de emergências durante a prática de defesa pessoal é fundamental para que o aluno/ desportista tenha um primeiro atendimento adequado evitando sequelas ou agravamento de seu quadro de seu quadro de saúde colocando-o em situação de risco.  Para isso, colocou-se como elemento de importância na prática da defesa pessoal o Kuatsu ou Kappo.

Miranda (2014) no sítio Instituto Ishindo diz quanto a origem da técnica que

“é um sistema japonês de primeiros socorros e reanimação que além de ser um elemento cultural de grande valor, enraizado nas tradições marciais japonesas, prova ser um procedimento muito útil na prática diária de artes marciais e esportes contato sendo um meio eficaz de primeiros socorros.”

Especificamente sobre a conceituação do Kuatsu, Lassare (1971) diz que é “um conjunto de processos empíricos, em parte ocultos, particularmente eficazes em numerosos casos de morte aparente”, que contempla a utilização de técnicas de percussão comuns ao Karatê, sendo de intensidade baixa e que atuam em regiões que causam estímulo, elas tendem a ser direcionadas para tipos de lesões específicas.

Friosi e Mazo (2008) definem a técnica como “uma forma de dar um atendimento imediato a diversos tipos de concussões, desmaios e paralisia de áreas atingidas por algum golpe é a aplicação do Kuatsu.” E complementa dizendo que não se trata de um Kuatsu, mas várias técnicas das quais os professores fazem uso para atender alunos com traumatismos ou afetados por algum problema durante o treinamento.

É possível citar Sasoi-katsu, Eri-katsu, katsu Tanden-So-katsu, Jirizo-katsu, katsu Kogan-, Inno-katsu, katsu-Dekishi e Ishi Suishi-katsu-katsu, como algumas das técnicas utilizadas da estimulação nervosa em pontos de pressão para solucionar problemas de desmaios, sangramentos nasais, contusões causadas pela prática esportiva. Fica evidenciado que dependendo da escola e da arte marcial são direcionadas as técnicas de Kuatsu, ensinadas aos alunos quando chegam ao nível de instrutor.

3 PRINCIPAIS TÉCNICAS E APLICABILIDADE

A literatura pesquisada demonstra que a prática de modalidades de lutas, com objetivo de defesa pessoal são responsáveis por um índice elevado de lesões, conforme expõe Beltrão (2017, p.20) em revisão de literatura, em estudo realizado com 245 praticantes do judô, segundo ele,

“81,1% relatou alguma lesão decorrente da prática na modalidade. A região mais acometida foi a dos membros superiores (40%), com destaque para os ombros (27,2%) e dedos das mãos (14,3%). Nos membros inferiores o local com maior destaque de incidência foram os joelhos (25,6%). Em relação ao tipo da lesão, as duas que mais se destacaram foram os entorses e as contusões, com as médias de 22,5% e 22,4% respectivamente. As luxações também se mostraram bastante incidentes, aparecendo em 10,1% dos casos, seguidos das fraturas com 8,3%.”

Já no Jiu-jitsu identifica-se que as lesões estão centradas nas seguintes áreas “joelho foi o local anatômico mais acometido por lesões (27%), seguido do ombro (18%) e região lombar (10%). A maioria das lesões foi moderada ou severa, ocorrendo mais frequentemente durante treinamento” (CARPEGGIANI, 2004)

Diante desses dados é de fundamental importância que seja difundido entre os praticantes das diversas artes marciais as técnicas de primeiros socorros adequadas ao quadro apresentado pelas vítimas, assim destacamos as técnicas do kuatsu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com