TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEANDRO NUNES CARNEIRO

Dissertações: LEANDRO NUNES CARNEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  1.776 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO

A equipe deverá elaborar um Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.

O estudo do Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção facilita o

aprendizado e o entendimento dos princípios que regem os sistemas de produção, e auxilia o aluno a entender o projeto de um sistema de produção. Esse planejamento pode ser aplicado a curto, médio ou longo prazo, e ajuda na elaboração de propostas de melhorias, para que o sistema mantenha-se efetivo no ambiente competitivo em que a empresa atua.

Este desafio é importante para que os alunos articulem conceitos pertinentes à matéria e analisem, sob diversos aspectos, as necessidades de conhecimentos para serem considerados aptos e qualificados a enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Objetivo do Desafio

Elaborar um Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e

Controle de Produção para as empresas.

ETAPA 1

O Planejamento e Controle da Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.

Esta etapa é importante para que você e seu grupo conheçam os aspectos técnicos e

operacionais ligados ao Planejamento e Controle da Produção, e compreendam as necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), e anotar: os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção, para serem utilizados na redação do texto final desta etapa.

Passo 2 (Equipe)

1 Ler o artigo indicado a seguir:

• LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9

AyNKXpDZDg0OTU3NzctYzc1OS00MzZjLWE3ZTYtZGVhZTRiOWQwYzQ3&hl=

en_US>. Acesso em: 16 maio 2013.

2 Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração do relatório final desta etapa.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises, que servirá de base para a elaboração do Passo 4.

Nota

O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos de procedência confiável.

Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar, com base no resultado das análises encontradas pelo grupo, um relatório e reservá- lo para compor o relatório final.

ETAPA 2

A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Em princípio, suas funções consistem em decidir: quais atividades produtivas (ordens de trabalho) devem ser realizadas; quando (momento de início ou prioridade); e com quais recursos (matérias- primas, máquinas, operadores, ferramentas, etc.), para atender à demanda — informada, ou identificada nas decisões do plano-mestre de produção, ou diretamente pela carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões possui grande importância e complexidade, principalmente devido ao volume de variáveis envolvidas. Também é grande sua influência nos diferentes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP.

Esta etapa é importante para que você e seu grupo conheçam os aspectos técnicos e

operacionais ligados à Programação da Produção, e compreendam as necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), e anotar os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção, para serem utilizados no relatório desta etapa e na elaboração do relatório final.

Passo 2 (Individual)

Ler o material a seguir indicado e anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados no relatório desta etapa e na elaboração do relatório final.

• PEDROSO, Marcelo Caldeira; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas de programação da produção com capacidade finita: uma decisão estratégica? Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9

AyNKXpDMGMyNWExYTEtMjNkNi00ZjQ1LWJkZmUtNWYyNDQ4Zjg2MTRk&

hl=en_US>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir e confrontar os entendimentos dos membros do grupo.

Passo 4 (Equipe)

Organizar todo o material e elaborar, com base no resultado das análises encontradas pelo grupo, um relatório, com no máximo quatro páginas, seguindo a formatação indicada no item Padronização desta ATPS. Reservá-lo para compor o relatório final.

ETAPA 3

Esta atividade é importante para que você e seu grupo conheçam os aspectos técnicos e operacionais ligados ao Controle da Produção, e compreendam as necessidades e finalidades deste controle

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Assistir ao vídeo a seguir indicado e anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da tarefa principal e no relatório desta etapa:

• TELECURSO TEC - Módulo 3 - Administração 08. Controle de Produção.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=B3Tyk9iftQY>. Acesso em:

16 maio 2013.

Passo 2 (Equipe)

Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), informações, dados e conceitos sobre Controle da Produção, e anotá-los.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir e confrontar os entendimentos dos membros do grupo e fazer um resumo geral, contendo essas análises, que servirá de base para a elaboração da tarefa principal.

Passo 4 (Equipe e Individual)

1 Elaborar um relatório contendo TODAS as etapas desta ATPS, em arquivo único com extensão .doc e de acordo com as indicações do item Padronização.

2 Postá-lo, individualmente, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para avaliação e validação da nota pelo tutor a distância.

Livro-Texto da Disciplina

CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008. PLT 596.

Critérios de Avaliação

• Cumprimento das etapas da ATPS.

• Estrutura analítica do relatório.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »