TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANDO EQUIPES HETEROGÊNEAS

Trabalho Escolar: LIDERANDO EQUIPES HETEROGÊNEAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

LIDERANDO EQUIPES HETEROGÊNEAS

Para atender as necessidades de um mundo novo e complexo, As organizações necessitam de uma equipe de trabalho diversificada, logo, a diversidade nas empresas não é uma questão de justiça social, mas uma estratégia de sobrevivência no negocio.

Hoje as equipes de trabalho não são mai homogêneas como até agum tempo atrás e está heterogenecidade faz com que os lideres precisem estar preparados para comandar uma equipe diversificada, pois não se trata apenas de ter tolerância e sensibilidade, mas precisa ter competência intercultural, para poder gerenciar as diferenças, pois alem da equipe ser diferente, existe a questão das raças e os diferentes tipos de culturas. Cada País tem sua cultura, cada Estado tem sua sub cultura e cada município tem sua cultura local.

Cada País tem sua cultura, cada Estado tem sua sub cultura e cada município tem sua cultura local. O comando de uma equipe a nível local, é diferente do comando de um projeto a nível nacional. Onde estão inseridos dentro do contexto, diversos tipos de pessoas e suas culturas regionais.

Os lideres que ainda insistem em comandarem suas equipes, baseando-se no estereótipo das pessoas, poderá enfrentar dificultar com os seus liderados.

FICAR ATENTOS PRINCIPALMENTE NAS PRIMEIRAS REUNIÕES

O lider deve está atento à sua equipe todos os momentos, sobretudo nas primeiras reuniões com equipes heterogêneas, pois os membros destas equipes tendem a encontrar mais dificuldades a superar, tais como maior estereotipia, proconceito e conflito social.

É interessante que já nas primeiras reuniões o líder promova discussões com os membros da equipe a fim de que todos se coneçam melhor.

Podem ser levantadas discussões como:

Como gosto de me relacionar com outras pessoas (comunicação, nível de formalidade, administrar conflitos/evitar conflitos e lidar com autoridade)?

Quais os meus valores no que se refere ao trabalho? (gestão de tempo, métodos de solucionar problemas e definições de eficáci)?

O que espero do líder da equipe?

Em que somos semelhantes e diferentes aos demais?

Quais das nossas diferenças são importantes para o desempenho da equipe e quais não são?

Quais são as nossas forças coletivas que podem ajudar no desempenho da equipe?

Como podemos trabalhar juntos de maneira a alavancarmos nossas diferenças?

CRIE UMA IDENTIDADE COMUM E UMA CULTURA COLETIVISTA

É fato que os seres humanos tendem a se sentirrm atraídos por pessoas que percebem como sendo semelhantes a si mesmos,logo, é importante que os membros da equipe desenvolvam uma identidade coletiva que se sobreponha a outras identidades (pelo menos enquanto os membros da equipe estiverem trabalhando juntos).

Os estudos apontam que os membros de organizações que enfatizam valores coletivistas, interagem mais uns com os outros e beneficiando-se da diversidades os seus componentes conseguem solucionar problemas organizacionais mais frequentemente do que fariam os membros de culturas individualistas.

PRESTE ATENÇÃO ESPECIALMENTE ÀS NORMAS

As normas aumentam a previsbilidade, reduzem mal-entendidos e diminuem o estresse, principalemente em se tratando de equipes heterogêneas, pois seus membros poderão ter mais dificuldades com coesão, comunicação e coordenação.

As normas relacionadas à comunicação por exemplo, são especialmente iportantes quando os membros da equipe falam linguas diferentes, pois disciplinal a maneira como o grupo deve de comunicar facilitando assim a compreensão mútua e ainda evitam que sejam usados linguagem e maneirismos que possam ser considerados ofensivos a outras culturas.

OFEREÇA OPORTUNIDADES DE SUCESSO INICIAL, AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO CLARAD E FEEDBACK POSITIVO CONTÍNUO

Considerando que os membros de equipes heterogêneas tendem a subestimar a eficácia de sua equipe em relação a equipes homogêneas, é iportante que os líderes destas equipes além de manterem avaliações de desempenho mensuráveis, também dêem mais feedback positivo aos seus membros.

SEJA UM EXEMPLO DO COMPORTAMENTO QUE VOCÊ QUER VER NOS MEMBROS DA EQUIPE

É iportante para o líder estabelecer um bom exemplo, a questão é se será um bom ou mau exemplo.

Há muito se sabe que o ser humano absorve mais informações através dos olhos que dos ouvidos, logo, o que os membros de uma equipem vêem do seu lider tem mais iportância do que ouvem dele, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com