TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE QUESTÕES

Por:   •  4/12/2019  •  Seminário  •  3.996 Palavras (16 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 16

LISTA DE QUESTÕES

Amanda Santos Souza 

Engenharia Civil – IFAL CAMPUS Palmeira dos Índios

Isabelly Christiny Monteiro de Souza Pinto

1) Defina camada Binder.

Pode ser denominada como camada de ligação ou binder e, posiciona-se imediatamente abaixo da “capa”. Apresenta comportamento diferente quando comparado com a mistura utilizada para a camada de rolamento, devido ao emprego de agregado de mais diâmetro máximo, presença de maior porcentagem de vazios, menor consumo de filer e de ligante.

 2) Quais as principais camadas que constituem um pavimento? Descreva as características mínimas necessárias para cada uma delas.

O pavimento constitui-se de quatro camadas. Sendo elas: Revestimento, Base, Sub-base e Reforço do Subleito. O Revestimento é a camada superior que tem a finalidade de resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas interiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. A Base é a camada sobre a qual se constrói o revestimento e destina-se a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos para distribuí-los adequadamente para as camadas inferiores. A sub-base é utilizada quando não for viável, por motivos tecnicoeconomicas, construir a base diretamente sobre a regularização. É uma camada complementar à base. O reforço do subleito possui espessura constante e atua melhorando a capacidade de suporte do subleito da fundação do pavimento, reduzindo a espessura da sub-base e evitar gastos excessivos.

3) Quais as principais finalidades do pavimento? 

O pavimento tem a finalidade de oferecer uma superfície de rolamento livre e desempenada, destinada a ser possível veículos, pessoas e animais circularem em condições adequadas de segurança, conforto e economia.

4) Apresente as vantagens e desvantagens de cada tipo de pavimento.

O melhor tipo de pavimento para determinada obra de sua via fica ao critério do projetista, pois é necessário realizar uma comparação detalhada para definir o mais adequado para a obra analisada. Logo, o pavimento rígido é vantajoso quando aplicado em local em que se tenham cargas concentradas de velocidade baixa e cujos veículos se movimentam e manobram sobre o pavimento. Além de ser menor a necessidade de manutenção e reparos, por resistirem mais às ações do tempo. Outra vantagem é a resistências contra ataques de substâncias químicas. A desvantagem do pavimento rígido é a falta de aderência das demarcações viárias, devido ao baixo índice de porosidade e ao grande controle tecnológico de qualidade que deve ter durante toda a obra. O pavimento flexível possui como desvantagens a vida útil de ser no máximo de 10 anos (com manutenção), as estruturas serem mais espessas e é fortemente afetado pelos produtos químicos. Porém, há melhor aderência das demarcações viárias, devito a textura rugosa e alta temperatura de aplicação.

 5) Qual o objetivo e como é realizado o ensaio CBR? 

O ensaio objetiva-se em determinar a capacidade de suporte de um solo compactado integrando no dimensionamento de pavimentos rodoviários. Desta forma, consiste em determinar a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Logo, obtém-se esta relação em porcentagem, sendo a expansão medida com o corpo de prova imerso.

6) Apresente um breve resumo sobre a classificação dos agregados para pavimentação.

Os agregados usados na pavimentação classificam-se em três grupos, segundo a natureza, tamanho e distribuição dos grãos. Quanto à natureza, os agregados são classificados em: natural, artificial e reciclado. O agregado natural é obtido por processo convencionais de desmonte, escavação e dragagem. O agregado artificial é composto de resíduos de processos industriais. Já o agregado reciclado, são provenientes de reuso de materiais diversos. Quanto ao tamanho, classificam-se em agregado graúdo (material retido na peneira de nº 10), miúdo (material que passa na peneira de nº10 e retido na peneira de nº 200) ou de enchimento (material que passa pelo menos 65% na peneira nº 200). E por fim, quanto à distribuição dos agregados, podem ser densos (curva granulométrica de material bem graduado e contínua, com quantidade de material fino, suficiente para preencher os vazios entre partículas maiores), aberto (curva granulométrica de material bem graduado e contínua com insuficiência de material fino, para preencher os vazios entre partículas maiores) ou tipo macadame( partículas de um único tamanho).

7) Quais os principais tipos de rochas usadas como fonte de agregado na pavimentação? 

Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas ígneas se solidificaram de um estado líquido e apresentam composição química, granulação e textura muito variáveis. É importante ressaltar que alguns tipos são resultantes de esfriamento lento de grandes massas no interior da crosta terrestre. As rochas sedimentares, geralmente, são formadas pelo processo de intemperismo e erosão de rochas preexistente. Por último, as rochas metamórficas surgem da alteração por aquecimento, pressão ou atividade química de rochas ígneas ou sedimentares existentes e compõem um grupo bastante complexo de rochas devido à sua heterogeneidade.

8) Quais os principais problemas apresentados em rochas denominadas de ácidas?

O principal problema apresentado é a adesividade devido as rochas ácidas apresentarem um alto teor de sílica. Logo, afeta a capacidade do material de ser aderido por material betuminoso.

9) Descreva as principais graduações dos agregados.

A distribuição percentual dos vários tamanhos de grãos, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da série normal (76; 38; 19; 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,3; 0,15 mm), são determinados de acordo com a NBR 7217 (ABNT, 1987).

10) Quais os objetivos das unidades de britagem?

Objetiva-se em fragmentar blocos de minérios vindos da mina, encaminhando-os a granulometria compatíveis para utilização direta ou para processar novamente.

11) Descreva o comportamento viscoelástico do pavimento.

O comportamento viscoelástico relaciona-se à consistência e à sustentabilidade térmica e está atrelado ao tempo de carregamento. Dividindo-se em duas categorias: Comportamento Elástico (tráfego rápido), as deformações são recuperáveis ao cessar a aplicação do esforço; Comportamento Viscoso (tráfegos lentos), as deformações aumentam continuamente com a ação de um esforço externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com