TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA DE NEGÓCIOS E INDUSTRIAIS

Trabalho acadêmico: LOGÍSTICA DE NEGÓCIOS E INDUSTRIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Decidiu-se abordar este tema para propiciar ao leitor ou pesquisador o conceito de sistema Logístico Reverso e de fazer um levantamento dos elementos que o compõem, e dos conceitos e técnicas de análise que possam ser úteis no projeto e administração do mesmo.

A logística reversa é ainda, de maneira geral, uma área com baixa prioridade. Isso se reflete no pequeno número de empresas que têm gerências dedicadas ao assunto. Pode-se dizer que estamos em um estado inicial no que diz respeito ao desenvolvimento das práticas de logística reversa. Essa realidade está mudando em resposta às pressões externas, como um maior rigor de legislação ambiental, a necessidade de reduzir custos e a necessidade de oferecer mais serviços por meio de políticas de devolução mais liberais.

Essa tendência deverá gerar um aumento do fluxo de carga reverso e, é claro, de seu custo. Por conseguinte, serão necessários esforços para aumento de eficiência, com iniciativas para melhor estruturar os sistemas de logística reversa. Deverão ser aplicados os mesmos conceitos de planejamento do fluxo logístico direto, tais como estudos de localização de instalações e aplicações de sistemas de apoio à decisão (roteirização, programação de entregas, etc.).

Isto requer vencer desafios adicionais, vista ainda a necessidade básica de desenvolvimento de procedimentos padronizados para a atividade de logística reversa. Principalmente quando nos referimos à relação indústria - varejo, notamos que este é um sistema caracterizado predominantemente pelas exceções, mais que pela regra. Um dos sintomas dessa situação é praticamente a inexistência de sistemas de informação voltados para o processo de logística reversa.

Sendo assim, este trabalho tem por intuito fornecer alguns conceitos e noções dessa área, que hoje está em ascensão e procurou-se desenvolvê-lo em linguagem clara e acessível, até mesmo para aqueles estudantes, pesquisadores e até profissionais de outras áreas, que não possuam experiência neste tema e queiram fazê-lo.

CAPÍTULO 1

LOGÍSTICA EMPRESARIAL E INDUSTRIAL

1.1 CONCEITO DE LOGÍSTICA

A palavra Logística – de origem francesa (do verbo loger: “alojar”); era um termo militar que significava a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas. Tornou, depois, um significado mais amplo, tanto para uso militar como industrial: a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte para o usuário.

1.2 CONCEITO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Logística Empresarial – Autor Ronald H. Ballou, Prof. Da Case Western Reserve University (EUA) procura dar ao profissional ou ao estudante uma visão geral sobre a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não para o lucro, introduzindo a essência da logística empresarial, definindo sua missão e fazendo uma descrição de sua historia.

A definição de logística para o autor neste texto : Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos (o termo produto utilizado inclui tanto bens como serviços) desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.

A ênfase serve como guias para a tomada de decisões levando ao leitor ao discernimento, compreensão e desenvolvimento de habilidades, enfocando distribuição física, administração de materiais, nível de serviço, administração de trafego, manuseio e acondicionamento do produto e controles de estoques , entre outros.

Os assuntos abordados pelo autor :

§ A distribuição física e a administração de materiais introduzidos como as principais áreas da logística empresarial.

§ Fatores externos que tomam forma ao nível de serviços oferecidos aos clientes e no produto.

§ Compreensão básica de cada atividade e de sua operação.

§ Princípios úteis para o projeto de sistemas logísticos eficientes em sua operação e seu controle.

§ É qual a importância da logística no futuro.

O Sr. James L. Heskett, reitor adjunto do programa de mestrado em Administração de Empresas e professor de Marketing e Logística Empresarial na Harvard Business Scholl, diz que logística pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios, ele explora as razões por trás do ressurgimento do interesse por este método de desenvolver vantagens competitivas, os elementos comuns de estratégica bem sucedidas orientadas para a logística, as perguntas a serem feitas na revisão quanto até que ponto sua administração aproveitou as oportunidades de tornar a logística a parte integrante de sua estratégia, e as maneiras de transformar a logística em formulação estratégica.

Logística Empresarial – A Perspectiva Brasileira

Retrata a evolução da logística empresarial no Brasil. O conceito de logística empresarial é bastante recente no Brasil. O processo de difusão teve início, de forma ainda tímida, nos anos da década de 90, com o processo de abertura comercial, mas se acelerou a partir de 1994, com a estabilização econômica propiciada pelo plano Real.

O ambiente altamente inflacionário que caracterizou o país por cerca de duas décadas, combinado com uma economia fechada e com baixo nível de competição, levou as empresas a negligenciarem o processo logístico dentro das cadeias de suprimento, gerando um atraso de pelo menos 10 anos em relação às melhores práticas internacionais. Não havendo demanda por conhecimentos no setor produtivo, era natural que não surgissem ofertas de ensino, pesquisa e consultoria em logística empresarial no país. O Centro de Estudo em Logística (CEL), do Instituto Coppead de Administração é uma exceção a este padrão. Sua origem remonta ao início da década de 90, e está relacionada à iniciativa pioneira da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, que em 1991 tomou a iniciativa de propor ao Copped a criação da Cátedra Ipiranga de Estratégia de Operações, dedicada ao ensino, estudo e pesquisa na área de logística empresarial. A Cátedra Ipiranga gerou o núcleo inicial que deu origem ao CEL.

Os autores do Centro de Estudos em Logística –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com