TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Tese: LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

ENTIDADE: POLO DE APOIO PRESENCIAL: SÃO LUIS/MA - INST. ÍCARO

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

RA: 403524 – EDVALDO PUCKAR

TITULO DA ATIVAIDADE: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MELHORIAS.

TUTOR A DISTANCIA: DAVI PRADO PALHETA ARAKAKI.

SÃO LUIS MA

1. A Empresa

RV Ímola, com Matriz localizada na Avenida Lauro de Gusmão Silveira, nº 479, Jd. São Geraldo – CEP 07140-010 |Guarulhos SP.

As unidades da RV Logística estão localizadas em São Paulo, Manaus, Belém, São Luís do Maranhão, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Salvador e Recife.

A RV Está há anos no mercado de armazenagem e transporte multimodal de diversas mercadorias e é referencia no setor de farmacêuticos, inclusive em órgãos públicos, fator que revela a eficiência dos serviços prestados.

Atualmente presta serviço para diversos órgãos, como o Governo Federal, Estadual e Municipal. Incluindo os maiores laboratórios públicos do País. Atua fortemente nas logísticas e/ou transportes de grandes operações voltadas à educação, eleições, esporte, telefonia móvel, entre outros.

Sua moderna frota, espalhada em todo o País, está equipada com sistema de bloqueio, travamento e abertura das portas, rastreamento e monitoramento via satélite 24 horas.

1.1 Missão e Valores

Comprometida com a excelência na prestação de serviços, a empresa se transformou em solida referencia de credibilidade para o mercado e vem traçando sua trajetória com foco no desenvolvimento de uma rigorosa metodologia, voltada ao cumprimento das boas práticas de transporte, seja ele terrestre, aéreo ou aquaviário.

1.2 Público alvo

Telefonia móvel seja para clientes pré pago, corporativo ou varejo.

1.3 produtos comercializados

Prestamos serviços para Claro S.A, empresa de telefonia móvel. A RV Ímola é responsável pela armazenagem e distribuição dos produtos Claro, no qual se da o nome de Logística de handset. Handset são os principais itens do seu portfólio que são: aparelhos celulares, chips, recargas.

Também trabalhamos com a distribuição do marketing, normalmente ocorre quando há campanhas de datas comemorativas, oferta de venda etc. Outro setor que trabalhamos é com a parte de engenharia, são os equipamentos dos sites (torres).

1.4 Contato da Empresa

Charles Borges – cargo: Encarregado de Logística.

2. Fluxos de matérias-primas:

O fluxo funciona da seguinte maneira:

In Bound (recebimento)

Warehouse (armazém)

Out Bound (expedição)

Reverse (reversa)

Abaixo segue fluxograma de cada setor:

.Fluxo interno da empresa.

1.5 Rede de Logística

Pioneira em Boas Práticas de Armazenagem e Soluções Logísticas de Operações Complexas, a RV opera com diferenciado Sistema WMS (Warehouse Management System) que garante excelente desempenho aos serviços e permite a gestão de estoque por meio de coletores e leitores de radiofrequência.

Possui capacitação técnica e operacional para gerir a cadeia logística de handset , garantindo a rastreabilidade e os procedimentos fidedignos aos planos de prevenção de perdas.

Expertise em gestão de estoque de operações de grande porte, sendo que em apenas uma delas utiliza 9.700 m² de área e movimenta por mês, aproximadamente, 55.000 volumes com valor de mercadoria superior a R$ 15.000.000,00.

1.7 Cadeia Logística

Hoje, um dos grandes desafios das organizações é encontrar formas de aperfeiçoar e reduzir distâncias entre o processo produtivo e o consumidor final, e para isso, é necessário conhecer bem os agentes envolvidos nos processos que formam a cadeia de distribuição.

Constatamos que poucas empresas conseguem administrar e projetar com sucessos suas cadeias de distribuição, até mesmo organizações de grande porte e altamente respeitadas encontram dificuldades nessas áreas.

Nos processos que formam a cadeia de distribuição estão envolvidos aspectos como transações comerciais, trocas de propriedades, transporte e armazenamento de bens.

A estrutura da cadeia de distribuição é composta por elementos que permitem uma administração eficiente desde que haja um alinhamento às estratégias e demandas.

Os principais elementos desses processos são:

Fornecedor: Responsável pelo fornecimento da matéria-prima adequada ao processo de produção e às necessidades do cliente;

Produtor: Comprometido a criar bens adequados ao uso e ao consumo e sempre disponíveis nos pontos-de-venda; o canal, elemento que se dedica ao fluxo de mercadorias sem bloqueios, nem estratégias que dificultem a aquisição e satisfação dos clientes;

Consumidor: Chave no processo, pois é a partir dele que se concebe o sistema logístico.

Entende-se que enquanto os outros elementos desenvolvem suas estratégias, o consumidor desenvolve suas preferências baseado na forma como é tratado pela cadeia de valor.

Dessa forma, a Logística é um fator fundamental para a conquista e retenção do cliente. Esse cliente está exigindo elevados níveis de desempenho dos fornecedores. O Cliente deseja ter sua entrega com agilidade, rapidez e segurança. A tolerância do consumidor em esperar respostas eficientes está sendo reduzida.

Com isso, a tarefa da cadeia de valor agora é identificar as exigências do segmento em que atua e fazer uma constante reestruturação do processo de logística e distribuição.

Assim sendo, quando uma organização resolve desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com