TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Tese: LOGÍSTICA INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Tese  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Tutor: Marcelo Carvalho

TERESINA

NOVEMBRO -2013

Empresa: Indústria de celulose

Localização: Estrada do Arroz, Km 15, povoado Bacaba / Imperatriz – MA (Sul do Maranhão)

Realiza tanto importação (insumos para processo produtivo), quanto Importação ( celulose) para mercado europeu.

Por ser uma empresa que que ainda está em fase de instalação na região, ainda não iniciou seu processo produtivo plenamente, portanto está movimento apenas importações (insumos).

Possui uma equipe de logística bastante distribuída e bem estruturada, com os mais variados campos de atuação

Na unidade local, conta com as seguintes equipes:

- Planejamento, que planeja as requisições de compras dos insumos necessários para o processo produtivo e ainda a entrega do mesmos junto às transportadoras;

- Recebimento, responsável por receber todo material e armazenar;

- Monitoramento, responsável por acompanhar todo percurso das mercadorias requisitadas, desde saída do fornecedor até entrada na fábrica;

- Equipe fiscal, responsável pelos lançamentos fiscais das mercadorias de entrada e saída;

- Equipe de almoxarifado, responsável pelos materiais armazenados, bem como distribuição aos setores industriais e checagem diárias dos estoques.

- Equipe suprimento, responsável por negociações com transportadoras (fretes) e fornecedores de insumos e matérias-primas (compras dos materiais requisitados).

Por estar localiza em região distante dos grandes centros fornecedores de matérias, dificultando a logística, ficou como sugestão, fomentar os pequenos produtores da região a desenvolver-se para torna-se fornecedor desta empresa, ou provocar instalações de distribuidores oriundos do Sudeste.

Temos os seguintes modais de transportes:

1 AQUAVIÁRIO

2 DUTOVIARIO

2 AEREA

4 FERROVIARIA

5 RODOVIARIA

O comércio exterior precisa de uma logística adequada para a colocação de produtos nos mercados demandantes. Além disso, os meios de transportes influenciam na formação dos preços e na competitividade dos produtos que são comercializados. Diante disso, apresentaremos uma breve análise da distribuição dos modais no comércio exterior brasileiro, apontando os mais utilizados em termos de valores e de quantidades

Os modais que podem ser utilizados na logística internacional são:

MODAL AQUAVIÁRIO – o mais utilizado no comercio exterior.

Algumas vantagens fundamentais como: maior capacidade de carga, carrega qualquer tipo de carga e tem o menor custo de transporte. Mas este modal também apresenta algumas desvantagens, como: necessidade transbordo nos portos, distância dos centros de produção e menor flexibilidade nos serviços aliados e frequentes congestionamentos nos portos.

MODAL FERROVIÁRIO – Este tipo de modal é muito utilizado na ligação de países limítrofes, porém não tem flexibilidade de percurso, pois possui caminho único. Além disso o intercâmbio ainda é baixo, só existe de forma efetiva com Argentina, Bolívia, Chile Paraguai e Uruguai.

A baixa utilização do modal ferroviário no comércio exterior brasileiro pode ser explicada por alguns aspectos que retratam a situação do setor no Brasil, a exemplo de: ativos operacionais com contínuo processo de degradação, incapacidade de investimento, pouca atenção na exploração empresarial do patrimônio não operacional e baixo nível de satisfação dos usuários. Vê-se portanto, que há uma necessidade de integração das ferrovias e criação de corredores operacionais de transportes para atendimento das exportações e da nossa demanda interna, melhorando a produtividade do sistema e possibilitando a otimização dos recursos operacionais com vistas à redução dos custos de transportes e aumento da capacidade de cargas. Além disso, outras ações são necessárias para que o sistema melhore como: integração das ferrovias com os demais modais de transportes com reduções de custos logísticos, ampliação da integração entre as malhas ferroviárias e ampliação da utilização do modal.

Neste modal os principais produtos transportados no mercado interno são: minério de ferro, produtos siderúrgicos e carvão, grãos e fertilizantes e outros granéis.

O transporte ferroviário é considerado um dos mais adequados para o transporte de mercadorias de baixo valor agregado e grandes quantidades, porém o modal ferroviário não é tão eficiente em agilidade como o rodoviário, em face de menor flexibilidade no trajeto e a maior necessidade de transbordo. Mas o Brasil como um país continental, poderia explorar bem mais este modal que é recomendado para grandes distâncias.

Vantagens - grande capacidade de cargas, baixo custo de transportes, pouco poluente

MODAL AÉREO – este é o modal de transporte mais adequado para as mercadorias de alto valor agregado, em pequenos volumes e com urgência de entrega. Pois este é o modal de transporte mais rápido, porém tem uma menor capacidade de carga e em geral o frete é o mais caro em relação aos demais modais.

No comércio exterior brasileiro, muitos ainda imaginam que o modal aéreo ainda é muito pouco utilizado, porém os dados das importações revelam que é o segundo modal mais utilizado nas importações brasileiras em termos de valor, ficando atrás somente do modal marítimo e apresentando um índice de 24,80% em termos de valor, porém quando analisamos as quantidades de mercadorias trazidas pelo modal aéreo, percebe-se um percentual de apenas 0,20%. Esta é a prova de que o modal transportou produtos de alto valor agregado.

É o modal que utilizamos para enviar mercadorias mais nobres. Registre-se que o modal aéreo também apresenta a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com