TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento Horizontal

Trabalho Universitário: Lançamento Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:Este relatório foi desenvolvido com o objetivo de descrever o experimento realizado em laboratório sobre Lançamento horizontal. Durante o procedimento foi analisado a variação da velocidade e da aceleração com o passar do tempo e em diferentes espaços para construir gráficos e tabelas a partir dos dados coletados. Diante das anotações foi possível observar como as medidas de tempo em cada espaço divergem devido a propagação de erros. Os resultados obtidos foram, principalmente, o cálculo da aceleração média, da gravidade e o entendimento do movimento denominado Lançamento Horizontal.

Palavras-chave: Lançamento, horizontal, gravidade, aceleração, velocidade, equação horária.

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No estudo experimental do movimento de um corpo a uma dimensão, para se determinar a respectiva lei do movimento, ou seja, para se conhecer a posição (x) do corpo em cada instante (t) do movimento, é necessário medir o tempo que decorre entre o início do movimento e determinados pontos da trajetória. Se o movimento é facilmente reprodutível, podendo o experimentador recomeçá-lo sempre que necessário, será possível medir vários intervalos de tempo gastos pelo objeto ao deslocar-se entre diferentes pontos da sua trajetória, definindo assim melhor o movimento que pode, eventualmente, ser traduzido por uma lei matemática.

É o caso de movimentos simples como o lançamento horizontal, cujas leis podem ser facilmente verificadas com apenas algumas medidas.

2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

2.1 Materiais utilizados:

- 1 canaleta em formato curvo com angulação constante e com ajuste de posicionamento regulável;

- 1 esfera;

- 1 folha de papel de fácil marcação;

- 1 folha de papel carbono para marcar a folha de papel;

- 1 eletroímã para disparar o objeto;

- 1 régua milimetrada para medição do alcance do objeto;

2.2 Montagem:

Montar o equipamento nivelando a base do plano inclinado. Inclinar os trilhos até ficar plano e na horizontal. Montar a canaleta curva alinhando o lançamento com o papel e o papel carbono para uma marcação precisa. Lançamento do objeto na rampa curva. Observar o lançamento em diferentes alturas da referida rampa. Medir o alcance em cada lançamento e verificar se existe um padrão.

Segue tabela das distâncias encontradas:

Tabela 1 – Sequência de medidas

Distâncias Imprecisão

204mm 4mm

207mm

209mm

208mm

207mm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com