TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legitimidade E Reconhecimento Da Prática De Serviço Social.

Artigos Científicos: Legitimidade E Reconhecimento Da Prática De Serviço Social.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

Legitimidade e reconhecimento da prática de serviço social.

Abordagem construtivista.

(Cristina Pinto Albuquerque)

O artigo descuti os fundamentos de legitimidade e de reconhecimento das práticas de Serviço Social.

A legitimidade é considerada o produto de um processo construtivo e deliberativo de conquista de reconhecimento, debate as bases e as lógicas inerentes a este processo. Assume a tese de que o reconhecimento se associa a uma competência em ato, à reflexividade e à argumentação coerente e não a classificações formais. A legitimidade no quadro de Serviço Social é associado a uma reflexão de fundo sobre uma pretensa crise de identidade, que foi adquirindo aspectos diferenciados ao longo do tempo. As dúvidas em torno da legitimidade do Serviço Social tem fundamentos que move uma discussão mais profundas sobre as bases e os contornos do próprio "social".

Os assistentes sociais tornam-se hoje em dia os promotores e tradutores de uma lógica de implicação na construção de um novo ser Social, sob esse ponto de vista é notório afirmar que o serviço social não vive de uma desprofissionalização, mais sim um processo des novos conhecimentos e de um sentido verdadeiro. Hoje percebemos que a reflexão da legitimidade do serviço social, tem uma classificação formal ou como regras ( em função do diploma obtido) um perodito cheio de complexibilidade e de construtuivas dinamicas que superam o dia dia.

A legimidade é o que se considera legal, algo de reconhecimento do que vale, algo digno de valor , que capacita alguem para dizer algo e até mesmo fazer. O aperfeiçomento da legitimidade centraliza a pesperctiva, em base de reconhecimento, mais ou menos fruto de consensos: por exemplo, formação comprovada por um diploma a eleição democratica, etc.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »