TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantar informações gerais sobre o tratamento dos resíduos sólidos nos aterros sanitários

Pesquisas Acadêmicas: Levantar informações gerais sobre o tratamento dos resíduos sólidos nos aterros sanitários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.658 Palavras (19 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 19

Associação Caruaruense de Ensino Superior de Caruaru –

Asces

ATERRO SANITÁRIO

;

2Marco lima.

Acadêmicos do 1º Período do curse de Engenharia Ambiental da faculdade Asces.

RESUMO:

O aterro sanitário é uma forma de disposição final do lixo que tem como objetivo evitar danos e riscos à saúde pública e à segurança dos cidadãos, além de minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente. Para a construção de um aterro, é comum ser escolhido um terreno com pouco valor comercial. Inicialmente, compacta-se a terra no fundo do aterro, que é recoberta por um plástico espesso e impermeável. É importante impermeabilizar o fundo do aterro para evitar que o chorume atravesse o solo e atinja os lençóis freáticos.

PALAVRA CHAVE: Aterro sanitário, meio ambiente, saúde publica, segurança.

1. INTRODUÇÃO

A implantação e operação de aterros sanitários são condições importantes para o correto gerenciamento técnico-administrativo de sistemas de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos, o nível de desenvolvimento tecnológico permite solucionar ou minimizar os principais aspectos negativos oupositivos que geralmente, estão associados a essas estruturas. Com isso facilitando todo o seus processos e manuseio final. (Marques O.M. 2003)

Objetivo geral:

Tratar e questionar os problemas ambientais e todo o processo de um aterro sanitário.

Objetivos específicos:

Levantar informações gerais sobre o tratamento dos resíduos sólidos nos aterros sanitários.

Compreender a importância dos aterros sanitários.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Construção do aterro sanitário

Escolhe-se um terreno grande e vazio aonde o lixo vai sendo acumulado em camadas. Mas esse processo é muito mais complicado do que parece. A primeira - e principal - dificuldade é selecionar o local do aterro. É preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o depósito de lixo - já no projeto de instalação, os operadores do aterro precisam deixar claro, por exemplo, como ele será fechado, depois de pelo menos dez anos. Há até uma audiência pública para ouvir as pessoas que moram nos arredores do terreno. Esse processo demora anos. Aí começa, de fato, a construção do aterro. A maioria dos aterros é municipal, mas a operação fica por conta de empresas concessionárias, que geralmente são as mesmas responsáveis pela coleta de lixo na cidade. Lixo industrial e hospitalar é depositado em aterros específicos, cujo processo de instalação e operação é ainda mais complexo. (Sydney,2006)

3.2 Processo do lixo nos aterros sanitários

Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc. (BRAIDO, 1998)

3.3 Problemas ambientais

Fatos de preocupação ambiental com a sociedade é a descaracterização desta forma de saneamento básico pelas prefeituras, permitindo o alastramento de "lixões" de despejo de detritos de toda classe, como: Orgânicos, Hospitalares, Inertes, Químicos e Biológicos, promovendo um quadro de miserabilidade humana que se forma no entorno, ela necessidade de sobrevivência pela catação de restos e sucatas no local, sem a menor preocupação dos administradores e da sociedade como um todo. (Folloni, R. 1996).

3.4 Sistema de drenagem

Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de alguns países, como o Brasil, a utilização dos gases pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono. (Folloni, R. 1996).

3.5 Fim das atividades

Obedecendo às devidas normas de proteção, após o fim das atividades do aterro, o local pode ser usado para a construção de um parque, jardim, campo de futebol ou estacionamento, construído em cima da última camada do lixo, sem que o terreno apresente qualquer risco à saúde pública ou de deslizamento.(CIVINNER 1997)

3.6 Responsabilidade

O diferencial do aterro sanitário é a responsabilidade com que se trata o lixo a ser armazenado num local. Desde a escolha da área, até a preparação do terreno, operação, determinação de vida útil e recuperação da área após o seu encerramento tudo é pensado, preparado e operado de maneira racional.(CIVINNER 1997)

4. METEODOLOGIA CIENTIFICA

O presente trabalho caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos e documentos científicos no qual se extraiu os conceitos, característica das politicas e leis dos aterros sanitários e sobre todo o processo de tratamento e finalização dos resíduos sólidos nos aterros.

Durante todo esse levantamento bibliográfico, foram selecionados alguns artigos retirados de publicações disponíveis na internet e alguns referencias disponíveis em blogs de cidades onde se utiliza o aterro sanitário.

5. RESULTADOS E S DISCURCÕES

Através do presente estudo toram quantificada a principal importância de um aterro sanitário, em diversas formas ambientais, tais como sua construção, processo de lixo, problemas ambientais, sistemas de drenagem, fim das atividades e sua responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com