TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações Ortodonticas. REGRAS GERAIS DE TRATAMENTO LEGAL

Projeto de pesquisa: Orientações Ortodonticas. REGRAS GERAIS DE TRATAMENTO LEGAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

NORMAS GERAIS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que trata dos desvios e das anomalias dento-faciais, proporcionando melhor aparência, maior conforto e saúde oral, além do bem-estar psicológico por meio do aumento da auto-estima.

I. CONSIDERAÇÕES GERAIS

O bom resultado de um tratamento ortodôntico está vinculado à capacidade do profissional que o executa, mas depende muito de um paciente colaborador. O tratamento ortodôntico é executado de acordo com o planejamento baseado em informações clínicas, como o exame da cavidade bucal e análise facial, e de outras advindas de documentação radiográfica dos arcos dentários e fotografias. A decisão do que fazer será tomada com base científica, mas influenciada pela experiência do profissional e o tipo de sua formação. Deve-se considerar, portanto, que a opção de tratamento sugerido não é a única e que, seguramente, haveria outras formas de tratamento.

As informações que se seguem são apresentadas a todas as pessoas que pretendem se submeter a um tratamento ortodôntico, porque além de estarem cientes dos benefícios de possuírem dentes sadios, com boa oclusão e alinhamento, é importante que saibam, também, os riscos e as limitações desta fascinante terapia. Isto é feito como rotina, com tal, pode apresentar obstáculos que não devem ser ignorados por você que vai se submeter ao tratamento. A ortodontia é uma forma terapêutica, cuidadosamente planejada. Os resultados finais, como em toda área biomédica, não podem ser garantidos. Encare o plano proposto como aquele que, o profissional julga melhor por estar apto a realizá-lo.

As informações sobre o diagnóstico, plano de tratamento e aparelhos adotados serão fornecidas por escrito. Analise isto como uma alternativa e considere de forma prioritária as informações sobre os compromissos do tratamento, ou seja, o que será corrigido e quais as vantagens advindas disto.

II. BENEFÍCIOS

O objetivo do tratamento é colocar os dentes em suas posições corretas, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporo-mandibular. O correto alinhamento dos dentes ajuda a manutenção de uma boa higiene bucal e, conseqüentemente, diminui o risco de cárie e de doença periodontal. Além disso, o sorriso fica mais agradável com os dentes alinhados, que darão um efeito estético significativo.

A intensidade destas melhoras vai depender das condições iniciais do paciente e da resposta individual ao tratamento ortodôntico. Esta resposta é desconhecida e depende das condições biológicas, do envolvimento e da participação do paciente no processo. Porém, um prognóstico é possível e vai ser fornecido sem compromisso de ser exato, característica de toda área de saúde. Ocorrências importantes e não esperadas durante o tratamento serão sempre comunicadas, de preferência por escrito.

III. RISCOS E LIMITAÇÕES

As atividades na área de saúde, envolvendo a ortodontia, apresentam alguns riscos e limitações. Embora sejam exceções na prática clínica, é importante saber que existem problemas potenciais.

1 - TEMPO DE TRATAMENTO: a previsão do tempo de tratamento não é exata, mas uma estimativa será fornecida por escrito. Crescimento cranio-facial inadequado, diversidade nas respostas biológicas, faltas freqüentes do paciente, danos ao aparelho e pobre cooperação com o uso de aparelhos removíveis, podem alongar o tempo de tratamento e impedir a obtenção de um bom resultado final.

2 - DESCALCIFICAÇÃO: principalmente com o uso de aparelhos fixos, escovação deficiente e uma alimentação inadequada, muito rica em açúcar, poderá marcar o dente definitivamente com manchas brancas. Esse problema poderá ser agravado com inflamações na gengiva e, em casos extremos, chegar a perda de tecido ósseo. Obediência aos princípios de higiene que serão fornecidos e a manutenção das visitas semestrais ao dentista, são procedimentos indispensáveis para o controle desses problemas, que podem aparecer mesmo sem aparelhos ortodônticos.

3 - REABSORÇÃO: é muito comum o arredondamento do ápice radicular (perda da ponta da raiz) em conseqüência da movimentação do dente através do osso, causando uma reabsorção do comprimento das raízes que, geralmente, não comprometem seriamente a longevidade dos dentes envolvidos. Certos pacientes apresentam uma pré-disposição a esse tipo de anomalia.

4 - RECIDIVA: é o nome dado à tendência do dente movimentado voltar à sua antiga posição. Isto geralmente é moderado e pode ser parcialmente resolvido pelos aparelhos de contenção, com exceção da região dos caninos e incisivos inferiores. Com o tempo, podem ocorrer alterações por outros fatores fora do controle do Ortodontista, como: modificações resultantes do crescimento ou da maturação e envelhecimento da face, alterações funcionais como respiração bucal, hábitos bucais e hipoteticamente, até a erupção dos terceiros molares (dentes siso).

5 – ALTERAÇÕES NA ATM (Articulação temporo-mandibular): problemas na articulação temporo-mandibular, causando ruídos, dores localizadas ou difusas na cabeça ou no ouvido podem aparecer. Esses problemas podem ocorrer com ou sem tratamento ortodôntico. Mantenha seu dentista prontamente informado se essas alterações acontecerem.

6 - IRRITAÇÃO: Alguns aparelhos, como os braquetes ou parte interna do AEB (arco extra bucal), podem causar irritação (vermelhidão ou inchaço) e, lesar a mucosa ou as bochechas (causar feridas). Isto tem regressão simples e não é problema depois da adaptação inicial, que dura em torno de dois ou três dias. É importante saber que esse tempo é variável para cada individuo. Aparelhos quebrados e soltos podem até ser deglutidos e aspirados. Assim, se for observado qualquer quebra no aparelho, o ortodontista deve ser avisado.

7- ACIDENTES COM O APARELHO: é necessário atenção ao manipular os aparelhos extra-bucais. No momento de sua colocação ou retirada tenha cuidado. Apesar de seu desenho, que busca minimizar a ocorrência de acidente, na remoção ou colocação, o aparelho pode machucar sua mucosa, bochechas ou face e, principalmente, os olhos. Evite usar aparelho quando estiver participando de atividades esportivas ou outras que possam criar contato físico com pessoas.

8 - ALTERAÇÃO NO TECIDO PERIODONTAL: a saúde dos tecidos que suportam e protegem os dentes (osso alveolar e gengiva), pode ser afetada pela movimentação ortodôntica, principalmente quando houver uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com