TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Comércio Internacional Distribuição Internacional

Por:   •  3/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Licenciatura em Comércio Internacional

Distribuição Internacional

Ano Letivo 2019/20

Estudo de caso PEPSICO

[pic 3]

Professor Norterto Bessa

Mauro Fernandes nº 4538

Índice

  •  INTRODUÇÃO
  • CAPÍTULO 1. A MISSÃO E VISÃO DA EMPRESA
  • 1.1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DA PEPSICO
  • 1.2.UNIDADE DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS PARA ENGARRAFADORES

  • 1.3. ENGARRAFADORES NOS PONTOS DE VENDA

  • CAPÍTULO 2: PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA DISCUSSÃO
  • CONCLUSÃO
  • REFERENCIAS

INTRODUÇÃO

Com sede em Nova York, a PepsiCo, sediada nos EUA, é uma das líderes mundiais em bebidas e bebidas. empresas de snacks e snacks. No seu relatório anual de 2002, a empresa alegou ter a maior parte em os mercados de bebidas dos EUA. A PepsiCo serviu diversos mercados com seus seis grupos empresas - Frito-Lay North America, Frito-Lay International, Pepsi-Cola North America, Pepsi Beverages International, Gatorade/Tropicana América do Norte e Quaker Foods América do Norte. Para o ano fiscal encerrado em dezembro de 2002, a PepsiCo Inc. A PepsiCo reportou As receitas de US$ 25,11 bilhões, um aumento de 6,8% em relação às receitas de 2002 de US$ 23,51 bilhões.

  • 1. A MISSÃO E VISÃO DA EMPRESA

A NOSSA MISSÃO

CRIAR MAIS SORRISOS DESFRUTANDO DOS NOSSOS PRODUTOS

  • PARA OS NOSSOS CONSUMIDORES:

Criando momentos felizes com os nossos deliciosos produtos e experiências únicas junto das nossas marcas.

  • PARA OS NOSSOS CLIENTES:

Ao sermos o melhor parceiro possível, impulsionando a inovação e proporcionando um nível de crescimento incomparável na nossa indústria.

  • PARA OS NOSSOS PARCEIROS E PARA AS NOSSAS COMUNIDADES:

Criando novas oportunidades de trabalho, proporcionando novas competências e construindo em conjunto carreiras de sucesso num local de trabalho diverso e inclusivo.

  • PARA O NOSSO PLANETA:

Conservando os recursos valiosos da nossa natureza e promovendo um planeta mais sustentável para as gerações futuras.

  • PARA OS NOSSOS ACCIONISTAS:

Distribuindo retorno do investimento e adotando a melhor gestão corporativa possível.

A NOSSA VISÃO

SER A EMPRESA LÍDER A NÍVEL MUNDIAL NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS ATRAVÉS DO WINNING WITH PURPOSE

Winning with Purpose reflete a nossa ambição de ganhar de forma sustentável no mercado e acelerar o nosso crescimento, enquanto mantemos o compromisso de fazer bem ao nosso planeta e às nossas comunidades. Construímos sobre décadas de evolução desde a nossa fundação em 1965 e agora estabelecemos como base começar uma nova era de crescimento e prosperidade. Para nos ajudar a atingir esta visão, definimos um novo conjunto de aspirações: Mais Rápidos, Mais Fortes e Melhores.

  • 1.1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DA PEPSICO.

Com o fim de gerir seus sistemas de distribuição de forma eficaz, a PepsiCo implementou sistemas logísticos avançados. A PepsiCo vendia concentrado de bebida para engarrafadores, que adicionavam dióxido de carbono, adoçante e água para fazer bebidas e xarope de bebida. O xarope era vendido diretamente para as contas das fontes ou era combinado com água gaseificada para engarrafamento. As empresas de engarrafamento eram (com poucas exceções) de propriedade e operadas por empresas locais nos países onde a PepsiCo operava. Essas empresas foram autorizadas a vender refrigerantes da PepsiCo dentro de limites territoriais específicos. Os principais engarrafadores da PepsiCo eram a Pepsi Bottling Group (PBG), Pepsi Bottling Ventures e Pepsi Americas Inc. (PepsiCo). Tipicamente, os engarrafadores tinham regiões alocadas e deveriam operar nos países dentro dessas regiões. Por exemplo, a Pepsi Americas operava em nove países em três regiões - Europa Central, Caribe e Corredor Central nos EUA. Os engarrafadores tiveram que confirmar os padrões de qualidade e uniformidade do produto prescritos pela PepsiCo. A logística da PepsiCo tinha duas fases principais: a entrega do xarope aos engarrafadores e a distribuição de garrafas/lata aos pontos de venda.

  • 1.2.UNIDADE DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS PARA ENGARRAFADORES

A unidade de fabricação de bebidas refrescantes da PepsiCo, a Pepsi-Cola North America (PCNA) produziu e vendeu bebidas e concentrado de bebidas para empresas de engarrafamento nos EUA e Canadá. A PCNA possuía 60 fábricas que produziam bebidas/concentrados de bebidas, que eram vendidas/distribuídas em 450 territórios licenciados. Através de sua gigantesca rede, a PCNA foi responsável por 60% das bebidas da PepsiCo vendidas nos EUA e no Canadá.

A principal responsabilidade da PCNA era garantir que o concentrado chegasse aos engarrafadores a tempo para que eles pudessem continuar sua tarefa de convertê-lo em refrigerantes prontos para venda. A PCNA tinha um duplo objectivo: gerir o movimento de produtos para as fábricas de engarrafamento. Seu primeiro objetivo era atingir níveis de precisão de mais de 99,1% em termos de entrega pontual. O outro objectivo era reduzir os custos de transporte.

Para alcançar esses objetivos, a PCNA esteve ligada a uma empresa de logística terceirizada, a Penske Logistics (Penske). A Penske ofereceu soluções de transporte. A Penske também ofereceu serviços de gestão de armazéns a dois dos centros de distribuição da PepsiCo na América do Norte. A tarefa exigia uma equipe de pessoal experiente, capaz de implementar soluções de transporte e atingir níveis ótimos de desempenho. Em 2000, a Penske substituiu a tecnologia de gestão de transportes da PepsiCo por seu próprio software, incorporando a solução de otimização de transportes i2 (TOS). Com a implementação do novo TOS, a PCNA pôde monitorar de perto a movimentação de seus produtos de suas instalações para as fábricas de engarrafamento. A TOS manteve a empresa informada sobre as expedições e ajudou-a a efetuar as alterações necessárias nas rotas e horários para fazer face a situações inesperadas. Em tais circunstâncias, a PepsiCo pôde implementar soluções alternativas para evitar atrasos. Como consequência, a PCNA atingiu níveis de precisão de entrega superiores a 99,1%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com