TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem comercial

Seminário: Linguagem comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

A linguagem dos negócios a que Rochel Lago se refere no case Sabedoria Mineira, envolve, necessariamente, a Contabilidade que, por meio dos seus relatórios e demonstrativos pode mensurar e informar sobre o desempenho e resultado de um negócio, uma operação e da empresa como um todo. A Contabilidade faz isto por meio de relatórios gerenciais e demonstrativos obrigatórios. Relacione e comente sobre (a) quais são os demonstrativos contábeis obrigatórios e (b) quais os principais objetivos de cada um deles.

As principais demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

>O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. É o demonstrativo que encerra a sequencia dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

>A DRE oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Podendo ser mensal,trimestral, semestral ou anual. Elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. Tendo como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas neste período, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo. A DRE é uma demonstração contábil obrigatória a todos os tipos societários. As demonstrações contábeis são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa, perante acionistas, credores, governo e a comunidade em geral. Têm, portanto, por objetivo revelar, a todas as pessoas interessadas, as informações sobre o patrimônio e os resultados da empresa.

>A DLPA é o demostrativo tem o objetivo de mostrar todas as alterações no saldo da conta de prejuízos ou lucros acululados no Patrimônio Líquido que ainda não foram divididos entre os acionistas ou sócios, o processo para o levantamento da DPLA começa com o encerramento do exercício, depois transportam-se o lucros liquido para o DPLA e assim distribuindo aos propietatários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com